domingo, setembro 14, 2008

Ooops… sorry!…
Há dias uma amiga convidou-me a visitar o perfil dela no Facebook – o que exigia que eu criasse um perfil meu. Foi por pouco que não o fiz, pois não estava muito a fim de o fazer. Se bem se lembram já aqui dei largas ao meu tremendo cepticismo precisamente em relação ao Facebook – e quem diz o Facebook, diz o Hi5 e outros sites afins. Chamem-me retrógrada e antiquada e conservadora se quiserem, mas não me agrada nada deixar informações minhas por aí à toa e potencialmente ser contactada por estranhos.
Há tempos a minha irmã mais nova convidou-me a entrar no MeetYourMessenger. Achei que seria giro seguir um pouco mais de perto o dia-a-dia dela e criei um perfil. Só escrevi o meu nome, localidade e idade e pus uma foto, que nem era das melhores. Não sei se por causa da idade, se da foto, numa questão de horas fui contactada por n gajos quarentões a fazer perguntas bisbilhoteiras – por exemplo se eu costumava sair (preferi fazer-me de burra e responder que sim, que saía de casa diariamente, claro, he he he) – e a chamar-me linda. Aaaai! Tive de pôr termo ao perfil para evitar coisas. Isto só para ilustrar que se sou céptica em relação a perfis públicos, pelo menos falo de experiência própria.
Mas esta conversa nem veio a propósito de mim e das minhas experiências, mas de uma notícia que me confirmou, que nem toda a gente é tão cautelosa e reservada como eu: não é que uma enfermeira do Karolinska Universitetssjukhus, um conceituado hospital de Estocolmo, pôs 14 fotos de uma cirurgia ao cérebro e uma às costas, às quais assistiu na sua capacidade de profissional de saúde, no seu perfil público no Facebook?!... Por sorte os pacientes não podiam ser identificados e a enfermeira em questão deu a desculpa de que pensava que tinha posto as fotos num perfil privatizado de acesso restrito (para além de ter falta de ética é portanto uma asna técnica), e já disse que está muitíssimo arrependida do erro que cometeu (claro, pudera! O que havia ela de dizer sob as circunstâncias?…), mas está suspensa e arrisca-se a ser despedida por justa causa.
Há gente tão...

10 Comments:

Blogger papel químico said...

eu tb nunca gostei desse tipo de sites. nem tenho paciência para as fotos de bandos de gente potencialmente desinteressante armados em sex bombs com os seus óculos escuros. :p
essa enfermeira é mais que burra, é muito burra :p

14 setembro, 2008 13:09  
Blogger Vida de Praia said...

Ai como me compreendes, amiga papel! ;-) (e adorei a da dos «bandos de gente potencialmente desinteressante armados em sex bombs», btw :-D)
A tal enfermeira é mais que muito burra - é tremendamente, embaraçosamente, dolorosamente burra!!! :-P

14 setembro, 2008 13:35  
Blogger Marcia said...

Também resisti a criar a essas páginas, mas chatearam-me tanto que lá entrei no mundo hi5. Só tenho uma foto que tirei em Londres... Mal se vê minha cara porque estava tanto vento que o cabelo veio todo para a frente da minha cara.
Mesmo assim recebo mensagens com contactos do msn para "nos conhecermos melhor"... Ya, right!!

Quanto à enfermeira... Ainda 'tou para ver como é que conseguiu o diploma :)

Beijinhos***

14 setembro, 2008 13:49  
Anonymous Anónimo said...

Coitada, tanta coisa por causa de umas fotos. Ela provavelmente não teve má intenção, só talvez alguma ingenuidade.

14 setembro, 2008 14:42  
Blogger Vida de Praia said...

Foi precisamente isso que me chateou no tal site, psipages! Se é sítio para o engate, ao menos que lhe chamem logo isso, pá! :-P
Nunca ouviste falar de diplomas tirados de máquinas? Põe-se uma moedinha e... ;-D
:-*

Uma ingenuidade do tamanho do mundo, jaime ;-)
(ah e, segundo li, houve uma troca de comentários bastante beras sobre os pacientes nas fotos em questão lá no perfil dela no Facebook; se era essa a intenção, se não, não reza a história...)

14 setembro, 2008 15:04  
Anonymous Anónimo said...

não podia concordar mais.

14 setembro, 2008 19:09  
Blogger Menina said...

Eu tenho hi5 e gosto de o ter, mas talvez seja mais pelos amigos, para poder cuscar algumas fotos de amigos mais antigos, etc..e de vez em quando lá vou actualizando as fotos..

Quanto a essa enfermeira, por amor de deus, isso claro que é uma estupidez extrema..mas aconteceu uma situação que também achei de muito mau gosto com uma colega do meu curso de enfermagem..que foi quando fomos ao teatro anatómico, ela tirou umas fotos do cadáver e também as pos no hi5! Achei mesmo horrivel, mas pronto, há pessoas que parece que não têm sensibilidade nenhuma..

**

15 setembro, 2008 00:00  
Blogger Unknown said...

Há gente mesmo dahhhhhhhhh. Realmente... Quanto ao resto, se se puser perfil restrito sempre dá para nos livrar dos "parvalhões"

15 setembro, 2008 00:15  
Blogger ' Claudjinha said...

mas que estupidez. gostava de saber quem é que se sente atraido por cerebros e costas abertas... e o objectivo dela era convidarem-na pra sair, nao tem la muito jeito pra coisa ! xD

15 setembro, 2008 02:18  
Blogger Vida de Praia said...

Bem vinda à sacola, joana :-)

Também foi só pelos amigos que decidi meter-me nestas coisas, menina.
Na minha experiência, sensibilidade é uma qualidade/qualificação rara numa enfermeira...

Dahhhh abrange mesmo tudo o que há a dizer, sim, helena ;-D
Pelos vistos a minha abilidade técnica também é assim como assim - deve ter sido isso do perfil restrito que não fiz na altura, he he...

LOL, 'c. :-D Se o intuito foi esse só deve ter engatado cirurgiões, que têm um sentido de humor um bocado perverso ;-)

15 setembro, 2008 07:10  

Enviar um comentário

<< Home