sábado, dezembro 27, 2008

Parvoíce ad libitum
Tenho muito respeito pela língua e pela preservação das línguas e/ou dialectos locais; mas acho por vezes que há exageros desnecessários. Li por exemplo há dias que no município de Bournemouth en Inglaterra estão a tentar acabar com o latim nos documentos oficiais, porque alguém achou que usar latim é discriminatório e elitista e portanto é mais aconselhável usar termos puramente ingleses; estão de futuro por exemplo proibídos de usar termos como “status quo”, “vice versa”, “ad hoc”, “ergo”, etc. (já agora et cetera também deve estar na lista negra lá do sítio...).

Eu só pergunto: mas de onde é que os espertos acham que vem o inglês??? Imagino que faça parte da sua história terem feito parte do império Romano, não?...
Só uma curiosidade interessante: o lema do conselho municipal da cidade de Bournemouth é “Pulchritudo et Salubritas” (que significa “Beleza e Saúde”) – será que o vão anglificar também?... Ai!...

5 Comments:

Blogger Unknown said...

Enfim...

27 dezembro, 2008 18:55  
Blogger Vida de Praia said...

Como será que se diz enfim em latim, helena?... (isto antes que seja abolido de vez, he he he) ;-)

27 dezembro, 2008 19:26  
Blogger Marcia said...

Os gajos às vezes têm um bocado a mania :)
Eu até gosto deles, mas às vezes era bem melhor se estivessem quietinhos e caladinhos :)

27 dezembro, 2008 19:37  
Anonymous Anónimo said...

Vi por alto num artigo da Wikipedia que cerca de 1/4 do inglês vem do latim. Isto não dá para dizer que o latim é mãe ou pai (1/2) do inglês. Quanto muito avô ou avó (1/4). Testes de ADN pendentes. Perdão: DNA.

28 dezembro, 2008 01:24  
Blogger Vida de Praia said...

Parece, psipages, parece...

LOL, jaime :-D Obrigada pela referência. Portanto será imenso que terão de anglificar se forem avante com esta parcoíce.

28 dezembro, 2008 12:58  

Enviar um comentário

<< Home