quinta-feira, janeiro 22, 2009

Fugir à conta não compensa
Há já algum tempo que não venho para aqui falar das vantagens e desvantagens do Facebook (e aposto que já tinham saudades, por isso... he he he). Ora bem, esta história que vos vou contar vem da Austrália e revelo imediatamente que a moral é que quem quer fugir às contas não devia ter um perfil no Facebook; pois é: segundo a Reuters um grupinho de 5 jovens foi jantar fora a um restaurante relativamente caro em Melbourne, o Seagrass: ostras, bons vinhos, não pouparam em nada. No fim da refeição aproveitaram-se das leis antitabagistas e foram lá fora fumar o cigarrinho da praxe. E não voltaram, fugindo assim de uma conta “astronómica” de mais ou menos 200 €...
... ou pensavam eles, pois o dono do restaurante não esteve com meias medidas: lembrou-se que um deles tinha perguntado por uma antiga empregada do restaurante, quem ele contactou imediatamente; esta sugeriu ver se o tal gajo estava entre os contactos dela no Facebook – e bingo! Foram dar com o perfil do tipo, que segundo se veio a descobrir também trabalhava num restaurante ali nas redondezas. O dono do Seagrass ligou ao chefe do tipo e explicou a situação. E numa questão de meras horas o vigarista voltou ao restaurante para pagar a conta e até deu uma bela gorjeta...
... o que não lhe valeu de nada: mais tarde o dono do restaurante Seagrass recebeu uma chamada do seu colega do outro restaurante que o informou de que tinha despedido o ladrão.
...

Quem é burro sujeita-se...

11 Comments:

Blogger Carina said...

ora lá está uma bela história!

22 janeiro, 2009 12:07  
Blogger Vida de Praia said...

É, não é? Um excelente exemplo também de como o crime não compensa ;-)

22 janeiro, 2009 12:10  
Blogger Maria Leonor said...

Hahah! Muito bem! As tecnologias até são muito inovadoras em certos aspectos...principalmente no crime :)
Lembras-te daquela situação cá em portugal do assalto ao banco por dois brasileiros? Que foram apanhados e tal e um morreu... eu vi o perfil de um deles - numa rede chamada orkut - e chocou-me. Parecia mesmo uma pessoa normal, e até devia ser, claro que pelos vistos tinha desiquilíbrios bastante acentuados... Mas tinha fotos com a namorada, com os amigos...só escolheu o caminho errado!

Hoje em dia encontramos toda a gente em redes sociais...Não se metam com a internet hehe :P

22 janeiro, 2009 12:29  
Blogger papel químico said...

esse tipo era só parvo, pelos vistos, mas parece que é moda os verdadeiros marginais terem perfil no facebook onde colocam fotos exibindo armas, carros de alta cilindrada e demais clichés associados ao "metier". deu uma reportagem sobre isso no outro dia. o facebook é já uma ferramenta preciosa de investigação para a judiciária. dear god.

22 janeiro, 2009 13:31  
Anonymous Anónimo said...

[A sério] Não sei se ele devia ter sido despedido. Não pagar a conta num (outro) restaurante é um assunto não relacionado com o emprego, pelo que não deve ter consequências no emprego. (Será que o contrato de trabalho tinha uma "cláusula moral"?)

[A brincar] Ele ainda mete o patrão em tribunal e sai com uma indemnização suficiente para pagar mil contas!

22 janeiro, 2009 14:21  
Blogger Vida de Praia said...

Sim , mleonor, é preciso ter cuidadinho com a internet ;-)

Realmente não soa nada inteligente estar a fazer publicidade ao “metier” na internet... portanto este era “só” parvo e os outros são tremendamente imbecis, é isso, papel químico? :-D

[A sério a brincar], jaime: tenha o roubo ocorrido num sítio ou noutro, o chefe do tal tipo tem todas as razões e mais uma para suspeitar que o gajo é um delinquente que potencialmente o poderia vir a vigarizar a ele, né? E como mais vale prevenir do que remediar... ;-)
[A brincar a sério] Não me admirava nada que o tipo tivesse a lata de exigir uma indemnização do ex-patrão por despedimento injustificado...

22 janeiro, 2009 15:19  
Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, primeiro comete-se o crime e depois é que se é punido. Não o contrário. Assim, antes de o empregado lesar o patrão (crime), o patrão não o pode despedir (punição).

O ditado "mais vale prevenir do que remediar" nem sempre se aplica. Somos livres de prevenir mas só se com isso não fizermos mal a outras pessoas. Assim, o patrão é livre de prevenir-se de vigarizes mas só se com isso não fizer mal aos empregados (despedi-los).

O facto de uma pessoa ter cometido no passado um crime não a torna uma eterna suspeita. Por exemplo, tu no passado já apanhaste umas multas de trânsito, mas isso não justifica que passes o resto da tua vida sob suspeita da polícia de trânsito.

22 janeiro, 2009 19:49  
Blogger Unknown said...

Este merece um prémio: o galardão do gajo mais estúpido do mundo... Mas espera: ele foi despedido pelo roubo ou por ter ido jantar à concorrência??? :-)

22 janeiro, 2009 21:05  
Blogger Alecrim said...

passa no meu bloguezinho que tenho um desafio novinho em folha para ti, sim?

23 janeiro, 2009 00:52  
Blogger ' Claudjinha said...

isto hoje em dia ninguem pode ter Facebooks e Hi5's... li na revista Selecções que muitas pessoas sao despedidas ou nem chegam a ser contratadas porque os patrões vão consultar o perfil de facebook delas... mas achei uma estupidez, pois a vida pessoal da pessoa pouco ou nada tem a ver com a vida profissional, se ela tiver alguma maturidade.. isto nao tem nada a ver com o post, mas lembrei-me porque ate ja tinha lido algo sobre isso aqui. :)

23 janeiro, 2009 00:52  
Blogger Vida de Praia said...

Merece, sim, helena ;-) Sobre a tua pergunta, a notícia não clarificava.

Obrigada, alecrim. Vou já lá cuscar :-)

Pois é, ‘c., é preciso ter muito cuidadinho com estes sites. Mas também quem para lá põe coisas parvas, como fotos em que uma pessoa estava pedrada ou embriagada ou coisa do género arrisca-se desnecessariamente, né, sra. leitora atenta deste blogue? :-)

23 janeiro, 2009 07:06  

Enviar um comentário

<< Home