segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Ai o raio dos mitos!...
Não há como a minha mãe para ter mitos, particularmente daqueles relacionados com conselhos de saúde: “faz mal tomar banho depois de comer”, “não se deve misturar leite e laranja”, “não se junta pão e batata”, etc., etc., etc. Claro que na hora me esquecia sempre destas coisas e acabava por violar estes princípios – sem que acontecesse catástrofe alguma.
Enfim... imagino que todas as mães tenham disto... não?... Entretanto resolvi de uma vez por todas pôr fim aos mitos mais danados:


1. O açúcar NÃO faz as crianças hiperactivas.
Apesar de haver já uma carrada de estudos sobre o tema, ainda não foi provado para além da dúvida que o açúcar deixa as crianças hiperactivas. E aliás pelos vistos parece que isto é tudo na cabecinha dos pais, o que foi demonstrado brilhantemente numa experiência em que foi comunicado a um grupo de pais que os seus filhos tinham andado a beber refrigerantes – enquanto que os putos só tinham bebido bebidas sem açúcar – e a maioria dos pais em causa mesmo assim acharam-nos hiperactivos.

2. O gorro NÃO é essencial para manter o corpo quente.
Uma estatística de bolso afirma que 40-45% do calor do corpo desaparece através da cabeça, o que supostamente tornaria os gorros essenciais durante o Inverno para prevenir tanta perda de calor – só que não é verdade: não se perde mais calor pela cabeça do que pelo resto do corpo.

3. NÃO engordas por comer tarde.
Ou pelo menos é duvidoso, uma vez que os obesos o mesmo tempo que têm tendência a fazer refeições completas demais à noite, também andam a comer desiquilibradamente durante o resto do dia. Em contrapartida está mais do que provado que não tomar o pequeno-almoço contribui para que se ganhe peso, porque uma pessoa tende a compensar durante o dia.

4. NÃO é possível curar uma ressaca.
O que não falta são conselhos e “receitas” para curar uma ressaca – alguns deles terríveis, implicando a ingestão de bebidas nojentas – mas infelizmente não há cura. A única coisa a fazer é evitar bebedeiras bebendo com moderação.
...
OK?

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu vou desmistificar os mitos da Sacola.

1. O açúcar NÃO faz as crianças hiperactivas.
Mas a falta de açúcar faz as crianças hipoactivas.

2. O gorro NÃO é essencial para manter o corpo quente.
Excepto em climas frios.

3. NÃO engordas por comer tarde.
Mas também não emagreces.

4. NÃO é possível curar uma ressaca.
Manter um nível constante de álcool no sangue cura a ressaca.

16 fevereiro, 2009 10:03  
Blogger Menina said...

Concordo com todos que falaste em baixo, agora tomar banho depois de comer pode provocar uma paragem de digestão (eu tenho experiência que isso acontece mesmo lol), misturar pão com batata o máximo que pode fazer é engordar por serem dois hidratos de carbono =)

beijo*

16 fevereiro, 2009 10:34  
Blogger papel químico said...

amiga tenho mais um: o chocolate poderá não ter aquelas propriedades todas que tens vindo a anunciar na sacola. acabei de saber que esses estudos foram financiados pela mars corporation na universidade de califórnia... e, a esse respeito, há tb um estudo muito interessante com o sugestivo título: “Relationships Between Funding Source and Conclusion Among Nutrition-Related Scientific Articles”.
não é que eu vá deixar de comer chocolate para fins medicinais por isso ;)

16 fevereiro, 2009 11:04  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigadinha pelas desmistificações aos mitos, jaime. Beeem... podiamos passar aqui a manhã inteira a parlamentar para trás e para diante ;-)

Ui, menina: isso de paragens de digestão não é para brincadeiras. Mas será que foi mesmo por tomares banho depois de comer...?
:-*

What, papel??????! Bem... já nada me surpreende; e imagino que o estudo que referes deve trazer umas conclusões bastante interessantes, he he he.
E estou como tu: apesar das coisas também não vou deixar de comer chocolate para fins medicinais por isso ;-D

16 fevereiro, 2009 11:54  
Blogger Unknown said...

Lá estás tu a destruir os mitos!!! lol

16 fevereiro, 2009 22:31  
Blogger ' Claudjinha said...

isso de tomar banho a seguir a comer é ridiculo. sempre o fiz e nunca fez mal nenhhum ! ainda se fosse com agua fria.. agora um banho quentinho so faz bem :) ahah

16 fevereiro, 2009 23:10  
Blogger Vida de Praia said...

É mais forte do que eu, helena... ;-D

Estou contigo, ‘c.

17 fevereiro, 2009 06:59  
Blogger Maria said...

Desfaz mais mitos..:)Há tantos por ai...
beijinho.

21 fevereiro, 2009 16:47  
Blogger Vida de Praia said...

Podes crer, maria - há mitos a dar com um pau! ;-)
:-*

22 fevereiro, 2009 17:37  

Enviar um comentário

<< Home