sábado, abril 25, 2009

25 de Abril
Hoje é o dia mais nacional que Portugal tem e o único dia em que me sinto deveras patriota – se exceptuarmos durante os jogos da nossa Selecção, claro ;-) – e mesmo longe não posso deixar de sentir uma certa emoção, particularmente ao pensar na quantidade de homens e mulheres que tiveram de se sacrificar, lutar e sofrer represálias para conseguir que o nosso jardinzinho à beira-mar plantado viesse a ter liberdade de expressão.
Quem, como eu, já cresceu com este direito constitucionalmente assegurado (se bem que lá em casa quando eu era miúda este não era propriamente aplicável às crianças... ;-D) talvez tenha tendência a esquecer-se da importância e valor do acontecimento celebrado neste dia. Mas não podemos nem devemos esquecer. E por conseguinte deixo-vos com um cravo e um
hino.
Bom 25 de Abril!

14 Comments:

Blogger Menina said...

Um dia que deve ser sempre lembrado por tudo aquilo que mudou a partir daí! (pelo menos assim se espera..)

beijo*

25 abril, 2009 15:47  
Blogger Unknown said...

Vida de Praia onde estavas no 25 de Abril de 1974??? :-)

25 abril, 2009 16:20  
Anonymous Anónimo said...

«Quem, como eu, já cresceu com este direito constitucionalmente assegurado [...]»

Leia-se: nasci depois do 25 de Abril.
Leia-se: sou muito novinha.
Leia-se: sou uma brasa de 17 aninhos!
;-)

25 abril, 2009 16:45  
Blogger Vida de Praia said...

Exactamente, menina! :-)
(entretanto pus-me a ouvir o “Grândola Vila Morena” e foi como abrir uma torneira: isto eram só rios de lágrimas de emoção, chuif chuif... uuui!...)

Helena: no 25 de Abril de 1974 estava de certeza em casa no meu berço ;-) Porque perguntas?...

LOL, jaime... ora bem! De 17 não digo, mas por aí... ;-D

25 abril, 2009 17:28  
Blogger Alecrim said...

Ora bem. Temos tendência a assumir tudo como adquirido, mas quando penso no antes até me arrepio. O meu muito obrigada a quem acreditou e com isso mudou tanta coisa importante. Que nunca voltemos atrás.

26 abril, 2009 00:57  
Blogger Vida de Praia said...

Nunca mesmo, alecrim!

26 abril, 2009 15:18  
Blogger Unknown said...

É uma piada Vida de Praia. Havia um historiador (se não me engano era o José Hermano Saraiva) que tinha o hábito de perguntar isso às pessoas. O Herman José brincou com essa frase e o pessoal brincou também...

27 abril, 2009 02:24  
Blogger Vida de Praia said...

Aaaah, helena, já percebi. Mas sendo uma piada vinda do José Hermano Saraiva devo ter tapado bem os ouvidos ou mudado de canal, uma vez que o tipo sempre me irritou solenemente, he he he :-)

27 abril, 2009 07:08  
Blogger Maria João Resende said...

Só uma correcçãozinha: a frase 'Onde estava no 25 de Abril' foi usada pelo Baptista Bastos num programa de entrevistas na televisão realizado em 1999.
O seu, a seu dono!
E, pode ser que embirres menos com o Baptista Bastos do que com o outro. (este é o jornalista do lacinho)

27 abril, 2009 18:01  
Blogger Maria João Resende said...

Desculpa voltar à carga, mas para conferir a rectidão da minha anterior afirmação fui consultar isto: http://diario.iol.pt/sociedade/25-de-abril-onde-estava-no-25-de-abril-1974-revolucao-portugal-tvi24/1059425-4071.html e acho que vale a pena darem-lhe uma olhadela. Vejam o filminho sobre o Durão e o Sócrates, e mtos outros. Muito engraçado!

27 abril, 2009 18:09  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada, optimist. Não, ao Batista Bastos do lacinho até acho piada.
Adorei o vídeo - ai os políticos, ai os políticos: sempre a correr atrás do poder e incapazes de aguentar as “ventanias”!... Ainda bem que eu no 25 de Abril de 1974 ainda estava no meu berço sem perceber estes “jogos” ;-D

27 abril, 2009 20:30  
Blogger Unknown said...

Obrigada Optimist... Ainda bem que me recordaste o autor desta famosa frase...

27 abril, 2009 21:20  
Blogger ' Claudjinha said...

à boa moda portuguesa, uma revolução calminha e bonita :)

28 abril, 2009 01:07  
Blogger Vida de Praia said...

E tudo muito bem organizadinho, pelos vistos, ‘c. - o que em contrapartida nem parece nada português ;-)

28 abril, 2009 07:14  

Enviar um comentário

<< Home