domingo, abril 26, 2009

Hiperopia
No outro dia falávamos do gene de fazer compras compulsivamente, que nos casos mais extremos apelidamos de shopaholismo. Mas já tinham ouvido falar do contrário? Eu também não. Entretanto li há dias que também há quem sofra imenso e fique cheio de remorsos se evitar fazer compras e poupar demais. Os cientistas americanos dr. Ran Kivetz da Columbia University e o colega Anat Keinan de Harvard estudaram e até inventaram um nome para este fenómeno caracterizado pela excessiva sensatez que nos leva a amealhar para o futuro acabando por não gozar suficientemente o presente: “hiperopia”. Bem, inventaram é como quem diz: gamaram-no do campo da oftalmologia, onde o termo é usado para definir a condição oposta à miopia em que as pessoas vêm melhor ao longe, ou seja: muito para lá da ponta do nariz e neste caso, em sentido figurado, passam a vida cheias de sensatez a planear o futuro, esquecendo-se de aproveitar ao máximo o presente.
...

Não estão já a ver a publicidade a usar e abusar disto?: “Compre agora, ou ainda se arrependerá!!!” :-)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O melhor mesmo para os shopaholistas e hiperopistas é deixarem a sua carteira nas minhas mãos. Eu trato bem dela. Juro! :-P

27 abril, 2009 11:04  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela oferta tão... cough cough generosa, jaime ;-)

27 abril, 2009 13:09  

Enviar um comentário

<< Home