terça-feira, junho 09, 2009

Peace and love
Sabiam da existência de um index de paz global? Eu pelo menos até recentemente jamais tinha ouvido falar de tal coisa. Mas segundo a Ritzau parece que há já bastante tempo que um grupo internacional de revistas de economia anda de olho em 144 países e tem uma lista chamada The Global Peace Index (GPI), em que 23 parâmetros são julgados desde o respeito pelos direitos humanos e estabilidade política até às estatísticas de assassínios e crimes violentos. Nada inesperado a Nova Zelândia foi votada como o país mais pacífico do mundo, seguida da Noruega e da Dinamarca em 2º lugar. Também não me surpreendeu minimamente que a China vinha em 74º e os Estados Unidos em 83º lugar.Já surpreendente foi Portugal não ter ficado nada mal classificado - 14º lugar este ano (e um 7º lugar em 2008).
Entre os países mais perigosos encontramos o Iraque, a Somália, o Sudão e o Afeganistão.

...
Mas mudando de assunto: já sabem onde vão passar férias este ano? ;-)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Porque é que o Pólo Sul não vem nesse mapa? Parece que tirando um ou outro par de pinguins à estalada, é um lugar gelidamente pacífico.

09 junho, 2009 08:23  
Blogger Joana said...

provavelmente passo no país que está em 14º lugar... para grande pena minha :( não me importava de ir para os países dos primeiros lugares hahaha

09 junho, 2009 11:30  
Blogger Vida de Praia said...

LOL, jaime :-D Point taken! Mas olha que os pinguins podem ser violentíssimos. E de certeza que desrespeitam os direitos humanos ;-)

Pronto, joana, podia ser melhor mas já não é mau, né? Aliciada pelo sol e a família e amigos eu também irei voluntariamente de um dos países que estão em 2º para passar férias no que está 14º lugar ;-)

09 junho, 2009 11:57  
Blogger papel químico said...

segundo esse mapa temos um índice de criminalidade superior ao brasil? não me parece.

09 junho, 2009 14:19  
Blogger Vida de Praia said...

Uuuufa, agora assustaste-me, papel: sorry... esqueci-me de esclarecer que o mapa mostra os índices de paz, não de criminalidade. Daí o nosso ser superior ao do Brasil.

09 junho, 2009 14:59  

Enviar um comentário

<< Home