segunda-feira, dezembro 21, 2009

Dores
Das poucas vezes que me dói qualquer coisa – a cabeça, por exemplo – não tenho paciência para esperar que passe e tomo uma aspirina. Mas segundo li teria um tão bom ou melhor efeito se em vez disso me pusesse a pensar no meu marido ou se lhe desse a mão, uma vez que a sensação de dôr supostamente é mais psicológica do que outra coisa; novas pesquisas vindas da universidade californiana de UCLA demonstraram precisamente isto: as 25 mulheres que participaram na experiência levada a cabo pela equipa da cientista Naomi Eisenberger e publicada no site livescience.com sofreram uma dose de dôr mediana causada por calor enquanto estavam de mão dada ao namorado, a um estranho ou com uma bola na mão. E mais tarde foram sujeitas a mais uma dose enquanto olhavam apenas para uma foto do namorado. E o que constataram foi que as mulheres que viram as fotografias do seu amado ou estavam de mão dada com ele sentiam menos dôr que as demais.
Portanto: pensar em coisas que nos alegram (ou em coisas que nos deixam furiosos até!, mas isso já foi uma experiência) ou diminui a dôr, ou nos capacita a tolerar mais dôr... mas qual epidural, qual quê? ;-D

5 Comments:

Blogger papel químico said...

eu acho muita graça a todas essas teorias (acho mesmo, não estou a ser irónica), mas não dispenso umas droguitas (a epidural então nem se fala!)

21 dezembro, 2009 15:26  
Blogger Menina said...

Por acaso só tomo analségicos ou outro tipo de medicamentos em último caso lol mas é uma panca minha..
Acho que alguns casos, uma saída, um bocadinho de conversa, uma distracção qualquer pode ajudar e muito..mas há dores de cabeça que não passam mesmo sem tomar alguma coisita!

BEIJO*

21 dezembro, 2009 17:11  
Blogger Vida de Praia said...

É como eu e as aspirinas, papel ;-)

A distracção ajuda em muitos aspectos da vida, menina :-)
:-*

21 dezembro, 2009 22:09  
Blogger Unknown said...

O melhor remédio é sempre aquele que é mais simples. Qual aspirina qual quê!!!

21 dezembro, 2009 22:37  
Blogger Vida de Praia said...

Pronto, está bem, helena :-)

22 dezembro, 2009 07:00  

Enviar um comentário

<< Home