segunda-feira, março 01, 2010

As maravilhas da ciência
Não há dúvida nenhuma de que a ciência tem feito avanços incríveis e que coisas que não imaginávamos possíveis há 10-15 anos atrás agora são praticamente curriqueiras. Por exemplo no campo da genética, onde graças a processos complicadíssimos de engenharia genética se pode manipular com esta ou aquela proteína para obter um resultado específico, uma mutação dirigida, digamos. E pelos vistos com uma ínfima porção de massa genética de um qualquer ser extinto até é possível recriá-lo (não me perguntem como nem para quê, mas que é possível lá isso é…). Recentemente conseguiram por exemplo recriar a massa genética de uma pessoa da cultura Saqqaq, que existia na Gronelândia há 4.000 anos atrás, apartir de um bocadinho de cabelo. E foi tão sensacional naquele meio científico que até deu direito a um artigo de primeira página na exclusiva revista Nature.
...
Não sei porquê mas isto faz-me lembrar o Jurassic Park ;-D

(desenho do homem da cultura Saqqaq: Nuka Godfredsen)

4 Comments:

Blogger papel químico said...

recriar a massa genética é exactamente o quê? um monte de números num ecrã de computador ou um modelo de homem estilo frankenstein do século xxi? não consigo perceber o alcance da coisa, confesso.

01 março, 2010 10:26  
Blogger Vida de Praia said...

Confesso que o meu conhecimento desta matéria também é muito teórico, papel... mas segundo li foi apartir da tal recriação da massa genética que o pintor, também ele de origem gronenlandesa, fez o belíssimo esboço estilo troglodita.

01 março, 2010 11:16  
Blogger Unknown said...

um Jurasic Park numa versão mais moderna e actualizada. :-)

01 março, 2010 15:01  
Blogger Vida de Praia said...

Esta versão não te parece mais ou menos a mesma, helena? :-)

01 março, 2010 16:01  

Enviar um comentário

<< Home