quarta-feira, agosto 02, 2006

Consumidor consciente
Para mal dos meus pecados de há uns anos para cá tenho vindo a dar comigo a tornar-me uma consumidora consciente. Creio que começou com o boicote a produtos franceses quando França há anos resolveu levar a cabo explosões atómicas numa ilha do Pacífico. E esta mania tem vindo a desenvolver-se cada vez mais. Reajo às informações que a tenho acesso, evitando apoiar países com atitudes com que politicamente, moralmente ou ecologicamente não concordo, e produtos potencialmente contaminados e estou atenta também a outros factos que considero importantes como o nível de gordura, colesterol, açucar, aditivos, conservantes, etc.
Fazer escolhas conscientes é muito bonito e solidário, mas torna uma simples ida às compras num quebra-cabeças. Ontem por exemplo fui fazer compras para um jantar de amigos lá em casa. Comecei por pensar em fazer tapas. Mas não podia ser tapas, porque tapas são espanholas e os espanhois sempre nos lixaram. Salvei a situação chamando-lhes petiscos. Assim sim. Dirigi-me à secção dos queijos. Vi um Feta de aspecto apetitoso, mas Feta é grego e os gregos derrotaram-nos desmerecidamente no Europeu. E que tal um Camembert? Pior ainda: o Camembert em questão era francês e os franceses bateram-nos no Mundial há menos tempo ainda, doloroso demais! Queijo holandês também estava fora de questão por motivos óbvios, brutamontes! Já estava a ver que de lá saia sem levar queijo, por isso optei por um Ricotta italiano - ganharam o Mundial mas foi sem nos chatearem directamente. Prateleira após prateleira os dilemas repetiram-se: gordura demais; país errado; açucar demais; risco de salmonelas. Escolher os legumes foi relativamente fácil, na sua maioria são locais e eticamente produzidos, segundo sei. Excepto o abacate israelita que deixei ficar para trás nesta época histórica conturbada.
Se não me punha a pau tinha vindo do supermercado com um molho de rabanetes e uma garrafa de água, o que não seria uma ementa ideal para um jantar de amigos.

7 Comments:

Blogger papel químico said...

desde que tenhas cuidado com as calorias (v. primeiro post) tudo bem : ) aposto que o jantar estava óptimo. afinal o que acabou por ser?

02 agosto, 2006 11:15  
Blogger Vida de Praia said...

Ainda não foi, vai ser hoje. E decidi-me, tendo as calorias - he he, bem observado! : ) - e as demais considerações em conta, por filone, queijos e manjerona fresca para a entrada; pasta ai frutti di mare para o prato principal; e fruta fresca e gelatina para a sobremesa. O que achas?

02 agosto, 2006 11:47  
Blogger papel químico said...

nham!

02 agosto, 2006 11:49  
Blogger Vida de Praia said...

És servida? ; ) Bjs.

02 agosto, 2006 12:13  
Blogger papel químico said...

: D
sou
: P

02 agosto, 2006 12:14  
Blogger tikka masala said...

Eu também! Onde e a que horas? O traje pode ser de praia?! Hihi...

02 agosto, 2006 19:05  
Blogger Vida de Praia said...

E se tivessem vindo as duas tinham passado um serão muito divertido e agradável até quase à uma da matina. A companhia foi 5 estrelas e a comida estava, modéstia à parte, uma delicia : )

03 agosto, 2006 08:27  

Enviar um comentário

<< Home