terça-feira, outubro 31, 2006

Artigos de museu
Há umas semanas atrás estava num café e ouvi um homem aproximadamente da minha idade proferir distraidamente que uma artista da sua preferência tinha acabado de lançar um novo LP. Fez-se silêncio e algumas pessoas olharam para ele incredulamente. E o coitado apressou-se a justificar-se e a corrigir o que tinha acabado de dizer: “He, he, não sou tão velho como soei! Claro que queria dizer um novo CD”.
Fez-me pensar que várias coisas com que cresci, algumas já obsoletas, daqui a alguns anos serão artigos completamente desconhecidos do público mais jovem, só vistos em museus em visitas de estudo casuais: LP’s, gira-discos, cassetes, walkmans, esferográficas, máquinas de escrever, telefones fixos, agendas, máquinas fotográficas não digitais, rolos de 36, cassetes de VHF, leitores de vídeo, modems, disquetes, monitores com mais de 5 centímetros de espessura, chaves e fechaduras, bicos de gaz, notas e moedas, porta-moedas, AM e FM.
Até CDs.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

é muito curioso este teu post. tb dou comigo a tentar olhar para as coisas do dia-a-dia que agora usamos naturalmente, com olhos de daqui a muito tempo. e nas feiras de antiguidades nunca são as pratas nem as porcelanas que me fascinam, mas as escovas e os pentes, as canetas, as máquinas fotográficas e de escrever, os proto-electrodomésticos, as embalagens e os seus rótulos.

31 outubro, 2006 14:58  
Blogger Vida de Praia said...

É tão estranho, e por vezes assustador, pensar, que objectos normalíssimos (para nós ou gerações anteriores) passam de moda, desaparecem, ou são substituidos por soluções tecnicamente mais avançadas.
Será que ainda se vendem berlindes e "abafadores" nas lojas de brinquedos? Ou só se encontrarão com facilidade nas feiras de antiguidades, onde - como tu - também me "perco" e quase me esqueço da passagem do tempo?

31 outubro, 2006 15:55  
Blogger Vida de Praia said...

Ontem li no jornal que o fax já está de saída para o museu...

01 novembro, 2006 06:58  
Blogger papel químico said...

pois, imagino que sim, com a internet e com os scanners...
no outro dia vi berlindes à venda na imaginarium. mas será que alguém ainda brinca com berlindes ou compram-nos só porque são bonitos?

01 novembro, 2006 14:08  

Enviar um comentário

<< Home