quinta-feira, janeiro 18, 2007


A escola da vida – ou amor no horário da escola?
Se há coisa difícil na vida é encontrar a pessoa certa com quem namorar, casar, estabelecer família. Eu tive uma sorte incrível neste aspecto, mas há quem a não tenha e que passe a vida em relações menos do que satisfatórias e que sem ajuda não vá lá.
A universidade americana de Sioux Falls, em South Dakota, levou a sério o facto de que quanto melhor sucedida a vida amorosa, tanto mais estáveis e produtivos são os empregados na sua vida profissional. Oferece no seu curriculo um curso com o título “Finding Dates Worth Keeping” (traduzido: “Encontrar Parceiros Com Quem Vale a Pena Ficar”). A professora, Laurie Chaplin, é casada há 28 anos e portanto tem experiência na matéria.
E porque não? Aprende-se tanta coisa aparentemente inútil enquanto se tira um curso superior e o amor é possivelmente uma das áreas mais complicadas e essenciais da nossa vida, para a qual geralmente vamos extremamente mal preparados.
Qual será o curriculo da cadeira em questão? “Como ser galã em 10 lições”? Ou “O que nunca dizer no primeiro encontro”? Ou “A linguagem das flores de A a Z”? Ou talvez “Abraços, beijos e carícias para iniciantes”? Essencial será certamente “Como topar um psicopata à primeira vista” e “Como se livrar do psicopata que não se topou à primeira vista”. E a leitura obrigatória dos sonetos e peças do Shakespeare para aprender sobre as convenções e ardis amorosos.
(foto abaixo: jjey @flickr.com)

6 Comments:

Blogger tikka masala said...

Hehe! São sempre os norte-americanos a inventar essas coisas...
Olha, eu cá acho que muita gente até chega a encontrar a pessoa ideal (ou quase) para si. O problema é que a convivência não é fácil e cada vez as pessoas têm menos paciência para se aturarem. O grande desafio será, a meu ver, "managing a relationship that's worth keeping" - algo ligeiramente diferente mas que, decerto, os norte-americanos também aproveitarão como tema para uma licenciatura ou pós-graduação!

18 janeiro, 2007 11:08  
Blogger Vida de Praia said...

São, não são? Têm cá uma imaginação os norte-americanos...
Olha, que acho que tens razão, tikka: a convivência é o maior desafio numa relação. E não fazia mal a ninguém o cursozinho de reciclagem que sugerias, assim, no mínimo, de dois em dois anos, para "desenferrujar" as aptidões relacionais dos casais : )

18 janeiro, 2007 12:14  
Blogger papel químico said...

capitalismo a quanto obrigas! não sei se me agrada essa ideia de falar sobre relacionamentos declinados em slides de powerpoint.

18 janeiro, 2007 18:33  
Blogger Vida de Praia said...

: D
Sim, desde que seja rentável tudo se explora...
... mas não seria giro se "Estudos Sociais" realmente fossem estudos sociais? E se outras disciplinas que se dão na escola fossem mais práticas e de preparação para a vida?

19 janeiro, 2007 09:01  
Blogger papel químico said...

lembras-te da "stora" de estudos sociais? não estou nada a vê-la preparar-me para a vida ; )

19 janeiro, 2007 11:29  
Blogger Vida de Praia said...

Lembro pois... : S
É por essas e por outras que uma pessoa sai da escola sem preparação nenhuma para a vida ; D

19 janeiro, 2007 11:48  

Enviar um comentário

<< Home