terça-feira, janeiro 16, 2007

Revolução no campo das fraldas
Como não tenho filhos, os conhecimentos que tenho sobre o desenvolvimento das crianças são altamente básicos e teóricos: o que apanho da conversa das minhas amigas já mães e o que dei na universidade sobre psicologia do desenvolvimento humano. Uma coisa porém é certa: sempre pensei que era obrigatório os bebés usarem fralda desde o primeiro dia e durante uns anitos bons.
Entretanto li recentemente que no país, que em alguns aspectos anda vários passos à frente dos demais (refiro-me, é claro, aos Estados Unidos), para poupar as fraldas, o novo “trend” é ensinar logo os bebés de poucas semanas e com menos de 6 meses a defecar no penico. O método está a tornar-se particularmente popular em Nova Iorque.
Muito prático, sim senhor, mas eu pensava que para se ficar sentado era preciso conseguir manter o tronco e a cabeça erectos e que esta abilidade só se desenvolvia bastante mais tarde...
... estes americanos são incríveis: nem a natureza os impede de viver uma vida tão moderna e fácil quanto possível.
(foto: cranky mama @flickr.com)

9 Comments:

Blogger papel químico said...

na verdade essa teoria tem origem na ásia. os bebés chineses e indianos são incentivados pelas mães, desde muito cedo, a fazer o que têm a fazer no bacio. claro que têm de ser segurados ao colo e apoiados. a ideia é percebr a que horas o bebé habitualmente faz o chichi e o cocó e pô-lo na posição adequada. além de se poupar imenso em fraldas, estabelece-se um elo de cumplicidade com a mãe ou o adulto que o fizer (e que tenha tempo para isso, diga-se). nada que a minha mãe não tivesse feito comigo em áfrica, onde eu podia andar ao laréu e era mais fácil e rápido fazer pontaria. segundo ela foram muito poucas as fraldas que lavou e parece que, com um ano, deixei de usar fraldas de dia e de noite. mas dá trabalho!

16 janeiro, 2007 12:04  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo esclarecimento, papel químico. Não sabia, que afinal não era uma prática nada nova, moderna e nem sequer ocidental.
Soa realmente trabalhoso, mas mudar ou lavar fraldas também ; )

16 janeiro, 2007 12:58  
Blogger papel químico said...

sim, por isso é que a tentação de descartar é grande. contra mim falo.

16 janeiro, 2007 15:23  
Blogger Vida de Praia said...

Sou solidária com quem esteja tentado a descartar, confesso... ; )

16 janeiro, 2007 15:59  
Blogger tikka masala said...

Li sobre isso há muito pouco tempo e também fiquei espantada, no bom sentido. E pelo que li, não é preciso as crianças ficarem sentadas, sozinhas, no bacio. Há mães que levam os bebés pequeninos ao lavatório e ficam a segurá-los. Li o artigo na Pais & Filhos de Agosto 2006. E fiquei com vontade de experimentar o método com o meu próximo rebento!

17 janeiro, 2007 23:41  
Blogger Vida de Praia said...

Boa sorte com o novo (ou pelos vistos não tão novo assim, mas novidade para mim) método, tikka. Ficarei curiosa de ouvir os resultados da experiência.

18 janeiro, 2007 08:51  
Blogger papel químico said...

sim, boa sorte. é preciso alguma paciência e preserverança, mas parece que vale a pena.

18 janeiro, 2007 18:29  
Blogger papel químico said...

perseverança. mania de não ler antes de enviar!

18 janeiro, 2007 19:56  
Blogger Vida de Praia said...

A pressa é uma chatice... ; )

19 janeiro, 2007 08:45  

Enviar um comentário

<< Home