domingo, janeiro 07, 2007

As sogras
A seguir às anedotas sobre as louras burras, as mais populares devem ser as anedotas sobre as sogras. E mais que um mito ou um preconceito, parece não ser sem razão: li nomeadamente há dias num jornal, que as sogras são peritas em destruir as relações dos casais. Não falo por experiência própria, a minha sogra nesse aspecto é uma porreira. Mas segundo um estudo levado a cabo na Dinamarca numa população de 1305 pessoas entre os 18 e os 70 anos, um em cada 20 dinamarqueses viu uma relação destruida directamente por causa de uma sogra.
Segundo uma terapeuta de casais conceituada sofrem mais as mulheres, apesar da maioria das anedotas serem sobre homens: “as mulheres gostam de ter poder na sua familia. Querem decidir, e isso cria problemas. Especialmente se o homem comete o erro de escolher tomar o partido da sua mãe”. Tenho uma amiga precisamente nessa situação: tem uma sogra terrível, metediça, dominante e amiga de arranjar sarilhos e intrigas entre a minha amiga e o marido. E este, fraco e o “menino da mamã” que é, toma consequentemente o partido da mãe. É um pesadelo cada vez que a senhora resolve vir visitá-los e passar uma temporada lá em casa. Porque não se pode dizer que não a isso, pois não?
Um em cada seis tem a experiência de que a sogra às vezes ou regularmente tem a culpa das arrelias e discussões entre o casal, 7,9 procento acham a sua sogra “dominante”, 17 procento “demais” e 2,2 procento acham a sogra uma “bruxa”. Querem controlar tudo, queixam-se e dão dicas e “indirectas”.
Sobre soluções das duas, uma: ou se demarca logo de princípio o território e se estabelece quem manda, ou o melhor é fugir logo a sete pés.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

tb não tenho qualquer tipo de problemas com a minha sogra, felizmente. e não conheço muita gente que tenha, para ser franca. devo viver no paraíso das sogras : ) ou então o único caso que conheço é tão mau, que vale por dez!

07 janeiro, 2007 11:02  
Blogger Vida de Praia said...

"O paraíso das sogras"... parece uma contradição em termos na gíria popular : ) Mas desse tipo de problemas por acaso também só conheço o caso a que me referia, e esse é mesmo tão mau, tão mau, que vale por dez... mil!

07 janeiro, 2007 12:51  
Blogger papel químico said...

pois... deve ser mesmo uma questão de estatística. ainda bem que escapámos, safa!

07 janeiro, 2007 18:29  
Blogger Vida de Praia said...

É mesmo! E coitado/a de quem não tenha tanta sorte na vida.

08 janeiro, 2007 06:57  

Enviar um comentário

<< Home