terça-feira, janeiro 02, 2007

Vida a cores
Descobri recentemente um para mim novo ramo da psicologia – a psicologia das cores. Sabiam que as cores nos afectam dependentemente da personalidade e necessidades emocionais que temos? E que ter as paredes pintadas da cor errada afectam o grau de energia, força de viver, aptidão para trabalhar e humor negativamente, enquanto que as cores que se coadunam à nossa personalidade têm o efeito oposto? Isto porque as diferentes cores de uma forma geral activam diferentes áreas do cérebro. O vermelho, por exemplo, activa a nossa vontade de correr e de nos movimentarmos, enquanto que o azul nuns incita à calma e aprofundamento e noutros à melancolia. O cor-de-laranja convida a discussões animadas. Uma toalha de mesa vermelha activa o apetite e aumenta a velocidade a que se come. O verde turquesa ajuda a adormecer. Um verde clarinho suave traz uma atmosfera de harmonia e repouso. O preto, como é óbvio, desencadeia ansiedade, depressão e pessimismo (e quem é que se lembra de pintar as paredes de preto?!…). Tons escuros de amarelo trazem alegria e optimismo, enquanto que amarelos berrantes e fortes fazem dores de cabeça. Se queres desenvolver os teus lados mais sensíveis e delicados tenta com tons cor-de-rosa velho.
Personalidades fortes toleram cores mais fortes do que personalidades mais introvertidas. O importante porém é encontrar as cores de que precisamos emocionalmente.
Portanto: talvez seja uma boa ideia começar o ano por pintar as paredes de casa.
(fotos: *tamara* @flickr.com)

7 Comments:

Blogger papel químico said...

mais ainda?
tenho uma parede vermelha na cozinha, outra castanho-chocolate no corredor, uma às riscas na casa-de-banho e outra prateada no quarto, cujo tecto está pintado de azul-escuro. a minha casa é um lollipop : )

não sei se concordo muito com o preto. uma parede preta (só uma) cheia de molduras com fotos bonitas, por exemplo, pode conferir uma atmosfera muito tranquila a uma divisão. ou uma parede preta na cozinha, com tinta de ardósia, pode transformar-se um quadro gigante para desenhar.

02 janeiro, 2007 15:38  
Blogger Vida de Praia said...

Vocês certamente que já têm as cores que precisam em casa, cores e padrões diferente para cada gosto e necessidade de quem aí habita ; )
Dou-te a mão à palmatória sobre as paredes pretas, mas só pelo toque imaginativo (é óbvio, vindo de ti) que lhes darias : )

02 janeiro, 2007 21:21  
Blogger papel químico said...

é muito interessante a relação das cores com o estado de espírito das pessoas e a forma como as podemos usar a nosso favor. estás a pensar pintar o teu gabinete de alguma cor especial? ; ) os psicólogos tb se socorrem deste tipo de estratégias? sugerem às pessoas para se rodearem de certas cores, por exemplo? para vestirem certas cores?
há tempos vi uma experiência em que duas pessoas eram colocadas num quarto completamente monocromático e com uma luz colorida muito intensa. um era vermelho outro azul. não me recordo bem do resultado, mas lembro-me que a pessoa do quarto azul começou a sentir-se extremamente desconfortável e com frio, e acabou por não conseguir dormir. a temperatura nos dois quartos era exactamente a mesma, mas as pessoas eram sugestionadas pelas cores.

02 janeiro, 2007 23:48  
Blogger Vida de Praia said...

Interessante essa experiência. Foi também o que eu li, que as cores nos afectam de formas diferentes, quer fisicamente, quer mentalmente.
A ideia de pintar as paredes do meu gabinete de cores específicas seria genial, se não fosse o facto de ter pacientes com temperamentos, necessidades e personalidades muito diferentes - e diferentes das minhas ; ) Assim fico-me pelo branco e deixo uma ou outra pintura em tons quentes dar alguma cor ao local.
Esta área das cores ainda é nova para mim, mas como sempre estou pronta a usar qualquer método creativo que resulte : )

03 janeiro, 2007 14:51  
Blogger tikka masala said...

Sim :) Tenho um texto sobre isso num manual de Inglês que usei nas minhas aulas há alguns anos. O autor era Faber Birren. O nome é-te familiar?

03 janeiro, 2007 23:41  
Blogger papel químico said...

não. referes-te à tal experiência dos quartos azul e vermelho?

03 janeiro, 2007 23:52  
Blogger Vida de Praia said...

Também nunca ouvi falar do Faber Birren, mas acho engraçado o nome ; )

04 janeiro, 2007 11:24  

Enviar um comentário

<< Home