quarta-feira, dezembro 27, 2006

Maravilhas da natureza
(Ainda mais ou menos a propósito de Natal…)
A natureza tem uma versatilidade e capacidade de adaptação extraordinárias. Li há dias sobre partos-virgem, ou seja, partos sem um macho envolvido no processo.

Nestes dias no jardim zoológico de Chester em Londres vai acontecer um desses fenómenos: um dragão de Komodo fêmea chamada Flora vai dar à luz oito crias de que é mãe e pai – pôs os ovos e não havendo um macho na vicinidade, fecundou-os ela própria não se sabe bem como. Outro facto incrível e ainda geneticamente inexplicado é que todas as crias possivelmente virão a ser machos (pelo menos é o que acontece em partos-virgem de outras espécies de répteis), o que assegura a reprodução e variedade da espécie de forma natural na próxima geração.
Estas coisas, mesmo num bicho tão feio, deixam-me de boca aberta, maravilhada.

(foto: Wanto @flickr.com)

2 Comments:

Blogger papel químico said...

isso é o conceito de mãe solteira levado ao extremo! incrível.
tb há relatos, nos registos das viagens das caravelas, de um menino cuja mãe morreu de parto e que foi alimentado ao peito por um marinheiro. eu achava impossível, mas descobri que os homens têm glândulas mamárias que poderão desenvolver-se (e funcionar!) em determinadas circunstâcias. a natureza... ou melhor, a "mãe" natureza sabe mesmo o que faz.

27 dezembro, 2006 12:19  
Blogger Vida de Praia said...

Bem, esse teu relato é bastante mais incrível do que o meu - apesar deste fenómeno que descrevi, comum noutras espécies de répteis e em várias espécies de peixes, ser inédito em relação aos dragões de Komodo - é mesmo um caso de mãe solteira mas boa rapariga ; )
Mais uma vez tiro o chapéu (se andasse de chapéu até tirava) à "mãe" natureza! : )

27 dezembro, 2006 23:05  

Enviar um comentário

<< Home