terça-feira, dezembro 19, 2006

Matemática
Li há dias uma notícia caricata, que me despertou a atenção: que segundo a agência AFP, a pessoa mais idosa do mundo, a sra. Elizabeth “Lizzy” Bolden (na foto), de 116 anos, tinha falecido recentemente num hospital de Memphis, Tennessee, nos Estados Unidos. Isso em si não é estranho. O caricato foi o que se seguiu na notícia: Que a sra. Bolden tinha deixado 2 filhas, 40 netos, 75 bisnetos, 150 trinetos, 220 quatrinetos e 75 cinquinetos (apartir dos trinetos nem sem se é assim que se intitulam os parentescos). Uma valente família.
Mas como é possível? O meu forte não é propriamente a matemática, mas façam as contas: como é possível a progenitora de dois filhos (neste caso filhas) ter 40 netos? Se tivesse 12 filhas ainda vá... claro que nada impede que cada uma das filhas por exemplo tenha tido gémeos dez vezes, ou um filho por ano entre os vinte e os quarenta anos. Mas coitadas...

3 Comments:

Blogger papel químico said...

fui investigar... e a notícia que li referia que ela deixou "two surviving daughters". ou seja, as restantes morreram primeiro que a mãe. ai, a matemática. : ))

19 dezembro, 2006 12:26  
Blogger papel químico said...

... mas também, à hora que tu escreves os posts, quem é que consegue fazer contas?!
; )

19 dezembro, 2006 12:27  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelas pesquisa e pela informação super relevante; por acaso pensei nessa possibilidade, mas pareceu-me bastante macabra.
Seria um alibi perfeito, mas não: o problema não é as horas a que escrevo; é mesmo o ser fraca a matemática ; )

19 dezembro, 2006 15:26  

Enviar um comentário

<< Home