domingo, dezembro 17, 2006

Bolo Rei
Ontem foi o meu grande dia de pasteleira. Como onde vivo não há bolo rei, que aprecio imenso, todos os anos sou levada a confeccionar o meu próprio bolo rei. Durante semanas vou juntando os ingredientes – as nozes, pinhões, as frutas cristalizadas, os figos, o vinho do Porto, e no último fim-de-semana antes do Natal toca a arregaçar as mangas e por mãos à obra. Horas e horas passadas a cortar, a picar, a amassar, a deixar levedar.
Comecei por fazer para nosso consumo, para matar saudades, mas tal caiu no gosto dos dinamarqueses, que de há uns anos para cá comecei também a fazer um para os meus sogros e para oferecer a um ou outro amigo. Este ano devo ter batido o meu próprio recorde: cinco bolos rei.
Já provei uma fatia com um cálice de Porto – e quase me vieram as lágrimas aos olhos. Na minha infância lá em casa não se celebravam Natais, mas o bolo rei não faltava em Dezembro e até 6 de Janeiro, vindo fresco do padeiro, embrulhado em papel manteiga.
São servidos?

9 Comments:

Blogger papel químico said...

cinco?!! extraordinário! eu não gosto de bolo rei (prefiro bolo rainha, só com os frutos secos) mas percebo as lágrimas : ) um grande beijinho verde e vermelho!

17 dezembro, 2006 14:27  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo grande beijinho bicolor, amiga.
Não preciso de explicar porque passei grande parte do dia em torno da cozinha, pois não? Este ano avantajei-me...
Que pena não gostares de bolo rei, senão reservava-te uma bela fatia. Existe mesmo o bolo rainha, ou estás a inventar?

17 dezembro, 2006 17:38  
Blogger papel químico said...

exise mesmo. acho que muita gente não gosta das frutas cristalizadas, como eu (e tb dispenso as passas).

18 dezembro, 2006 11:41  
Anonymous Anónimo said...

Ivanhoe adora bolo rei.Ainda ontem comi um quase inteiro.

18 dezembro, 2006 12:08  
Blogger Vida de Praia said...

Ivanhoe: descobriste ou desfrutaste de uma das vantagens de a tua cara metade não apreciar o bolo rei, só o rainha : ) E se te despachares, ainda apanhas um belo pedaço do nosso ; )

18 dezembro, 2006 15:36  
Blogger papel químico said...

ainda passámos pelo aeroporto, mas tínhamos de esperar uma hora pelo avião : )

18 dezembro, 2006 20:26  
Blogger Vida de Praia said...

Óóóó, que pena!... :oS

19 dezembro, 2006 06:59  
Anonymous Anónimo said...

Quem sabe para o ano...

19 dezembro, 2006 13:20  
Blogger Vida de Praia said...

Já sabes que és sempre bem-vindo, ivanhoe. No último fim-de-semana antes do Natal há sempre bolo rei caseiro lá em casa.

19 dezembro, 2006 13:34  

Enviar um comentário

<< Home