sexta-feira, dezembro 29, 2006

O antes e depois dos catálogos
(aqui só aparece ainda o antes, como é óbvio)
Não sei se já repararam na repentina transição e transformação que se dá com os catálogos de compras dos supermercados depois do Natal. Durante Novembro e Dezembro as páginas estão a abarrotar de lombos de porco, patos de cinco quilos, bolos, guloseimas, nozes, brinquedos, cosméticos e a rara laranja ou tangerina.
Passa-se o Natal (e o Ano Novo em que reina o champanhe), instala-se a má consciência e nos primeiros catálogos de Janeiro, em vez de comezaina vêem-se produtos dietéticos, vitaminas, utensílios para fazer ginástica em casa, sapatilhas, fatos de treino. Está na hora de perder os quilitos ganhos durante o Natal; nem mais – a mensagem publicitária é bem clara.
No entanto bem melhor seria se não passassem meses a tentar o público para um estilo de vida lambuseiro, ganancioso e pouco saudável. Assim aproveitam-se ao máximo primeiro da nossa gula e depois da nossa má consciência.

4 Comments:

Blogger papel químico said...

tudo vale para vender!
reparei no bom aspecto dos folhetos dinamarqueses. tudo arrumadinho, sem gritar, uma paleta de cores equilibrada. os folhetos dos nossos hipermercados até fazem doer os olhos e nem a forrar o caixote do lixo ficam bem. scandi design rules!
: )

29 dezembro, 2006 12:35  
Blogger Vida de Praia said...

Yep, como sempre és muitíssimo perspicaz - eu nunca tinha pensado que o scandi design por estas bandas até se aplicava aos folhetos - o que provavelmente faz com que o consumidor caia ainda mais facilmente na conversa. Como dizias: tudo vale para vender... ; )

29 dezembro, 2006 18:38  
Blogger papel químico said...

sim, uma coisa (uma das) que admiro nesse país é o cuidado com a comunicação. cá liga-se pouco a essas questões e todos acham que têm muito bom gosto e podem, por isso, opinar e, mais do que isso, fazer eles próprios as coisas. por isso é que nos locais públicos há papéis ranhosos colados com fita cola, por exemplo (uma coisa que me agride, confesso, sobretudo quando têm erros ortográficos).

29 dezembro, 2006 21:23  
Blogger Vida de Praia said...

Sei perfeitamente ao que te referes e tenho uma reacção semelhante quando vejo esse tipo de coisas sem o mínimo de sentido estético - e ainda por cima com erros ortográficos...

30 dezembro, 2006 09:35  

Enviar um comentário

<< Home