terça-feira, janeiro 30, 2007

Jantaradas virtuais
Graças a uma nova invenção acabou-se a necessidade de solidão à hora das refeições. Accenture, uma firma global de consultores, tornou possível jantar com amigos e parentes que estão longe.
O cenário é o seguinte: uma pessoa senta-se à mesa com o seu jantar (ou pequeno-almoço, ou almoço, ou lanche, ou ceia, ou uma merendazita leve); um ecrã transparente do outro lado da mesa acende-se automaticamente e o computador começa a procurar parentes ou amigos registados no sistema e que estejam livres para jantar (ou para tomar o pequeno-almoço, etc., etc.) ou para conversar. A(s) sua(s) imagem(ns) aparece(m) então no ecrã (como na foto) e uma pessoa já não tem a sensação de estar sózinha e solitária (tirando o facto de não poder passar-lhe o saleiro).
Dizem que é ideal para os idosos que vivem sózinhos e têm falta de apetite.
Mas é estranho, não é? Se bem que tem as suas possibilidades... imaginem por exemplo fazer uma jantarada para 15-20 pessoas praticamente sem ter de estar na cozinha e sem louça para lavar; sem fumo nem chatices ao vivo. Para quem detesta festas familiares, talvez seja a solução ideal, com a possibilidade de desligar o aparelho ao mínimo sinal de controvérsias.