sábado, abril 07, 2007

Malabarismos sincrónicos
É um facto estabelecido, que o cérebro permite e o dia-a-dia feminino exige a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo: por exemplo atender o telefone enquanto se está a mexer a comida ao lume e a dar direcções à família sobre onde está isto ou aquilo que procuram. E é também um facto estabelecido que as mulheres são superiores aos homens neste aspecto, no que em inglês se chama “multitasking”.
Entretanto os cientistas andam sempre a lixar-nos a vida e desta vez descobriram, que isto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo talvez não seja tão bom ou aconselhável assim. Que pôr o cérebro a “fazer horas extraordinárias” desta forma o torna mais vagaroso, uma vez que a nossa atenção é mais limitada do que pensávamos.
Visualmente só conseguimos concentrar-nos em 3-4 objectos simultaneamente e mentalmente menos ainda; o que por exemplo tem consequências quando estamos ao volante. Um estudo concluiu que falar ao telemóvel mesmo sem o ter na mão e até mesmo o consultar o GPS para se orientar rouba tempo precioso de reacção quando se conduz.
E já agora vai daqui um apelo: se conduzir, desligue o telemóvel!

7 Comments:

Blogger Dulce said...

Neste aspecto sempre fui muito "masculina": Não consigo concentrar-me em várias coisas ao mesmo tempo.

07 abril, 2007 20:56  
Blogger Vida de Praia said...

Nem eu: a única vez que me atrevi a atender uma chamada ao volante - por estar parada no semáforo, no vermelho - tive de desligar logo, para não ir a empatar o trânsito a 10 quilómetros à hora, quando ficou verde. Logo nunca percebi como é possível ir na auto-estrada de telemóvel ao ouvido em conversa animada, por exemplo...

07 abril, 2007 22:45  
Blogger papel químico said...

eu sou perita em audição stereo! foram muitos anos a portar-me mal nas aulas e mesmo assim a tirar boas notas - ganhei uma capacidade inata de estar com um olho no burro e outro no cigano : )

08 abril, 2007 12:11  
Blogger Vida de Praia said...

Uma capacidade aliás indispensável em imensos contextos! ; )
Mas não sei foi como a desenvolveste, porque seriamente não me lembro nada de ti a portares-te mal nas aulas; a tirar boas notas sim, sempre, papel químico, mas a portares-te mal não.

08 abril, 2007 14:59  
Blogger papel químico said...

portar-me mal seria conversar com o vizinho do lado, da frente, de trás, trocar papelinhos, jogar aos países, recortar bravos... : ) mas piorou muito depois dos 12, amiga!

09 abril, 2007 11:45  
Blogger Vida de Praia said...

Mas que versatilidade admirável! Wow! Tenho a certeza que é sinal de inteligência ter tantos neurónios a funcionar harmoniosamente ao mesmo tempo a tão alto nível.

09 abril, 2007 16:40  
Blogger Vida de Praia said...

Mas duvidas?!

10 abril, 2007 06:53  

Enviar um comentário

<< Home