quarta-feira, abril 04, 2007

Mundos virtuais
Graças aos constantes avanços tecnológicos precisamos cada vez menos de interagir com outras pessoas – já se fazem compras através da internet, em Las Vegas e no Japão já começaram a substituir os bartenders atrás do balcão por robôs e muita comunicação mantém-se através da internet.
E recentemente criou-se uma comunidade virtual (Virtuel-Nightlife.dk), em que é possível criar o seu próprio personagem e com ele procurar emprego, comprar apartamento virtual, ir às compras, ir à discoteca ou ao café, discutir política e até ter encontros amorosos, por enquanto no cyberspace como numa vida paralela à real.
Um estudo realizado pela USC-Annenberg School Centre for the Digital Future nos Estados Unidos sugere que 43% dos americanos que fazem parte de uma destas comunidades virtuais dão tanto valor à sua vida online como à sua vida real no mundo físico.
Confesso que é um desenvolvimento que me assusta um pouco, que mais não seja pela alienação social que imagino vir a ser o seu resultado: jogar e fingir é fácil e atractivo; viver já é mais difícil e complexo e o natural (que neste caso paradoxalmente parece pouco natural) é optar pelo fácil e refugiar-se da vida real com os seus desafios, dificuldades e crises.

5 Comments:

Blogger papel químico said...

tb me faz um pouco de confusão. nunca gostei muito de jogos e esse parece-me mais um. gosto da internet para obter informação, ter acesso a coisas que não existem no meu país e contactar com o trabalho ou as ideias de pessoas de carne e osso. ter um percurso online como uma vida paralela reduzida quase às trivialidades fisiológicas, é entrar numa caixa vazia. noutra caixa oca. e quando ar também se tornar irrespirável nessa vida?
continuo a preferir as bananas : )

04 abril, 2007 12:38  
Blogger Vida de Praia said...

Quando saiu o SimCity viciei-me de tal forma que se tornou doentio: só pensava em construir cidades e infrastruturas, não me apetecia dormir nem comer, só jogar. Tive de o abandonar por completo e já não lhe toco há anos; não me atrevo - por ter consciência de ser uma ”SimCityaólica” inveterada - e por se ter tornado insuportável, já que vinha sempre um tufão ou tempestade que me dava cabo da cidade e me arruinava na altura mais decisiva :S
Também só me sinto bem a usar a internet, como tu, para procurar informação, trocar impressões com amigos noutras paragens - e blogar, é claro : )
Fiquemo-nos portanto pelas bananas ; )

04 abril, 2007 20:02  
Blogger papel químico said...

eu, nos primórdios dos computadores, fui viciada em tetris : ) foi o único jogo que me entusiasmou. à noite, quando me deitava e fechava os olhos via as pecinhas a cair e jogava mentalmente. muito mau.

04 abril, 2007 23:15  
Blogger Dulce said...

Tão giro! Também eu me viciei em tetris e via, de olhos fechados, as pecinhas a cair...
Aqui ou na China, conheçamo-nos ou não, somos todos iguais no essencial! Ainda bem!

05 abril, 2007 00:03  
Blogger Vida de Praia said...

Creepy!... Também passei por isso com o Tetris, muito mau mesmo, tipo micro-halucinações. Como sou facilmente dada a vícios e manias que me entusiasmam fanaticamente, deixei-me de vez de jogos de computador.
Só blogo ; )

05 abril, 2007 00:23  

Enviar um comentário

<< Home