quinta-feira, maio 10, 2007

Diagnóstico moderno
Muitos diagnósticos são de modas: no tempo de Freud a histeria era comum, particularmente nas mulheres, enquanto que hoje raramente se vê no mundo ocidental. Até aos anos 80 várias perversões sexuais, agora plenamente aceites pela maioria, eram diagnósticos psiquiátricos que exigiam tratamentos intensivos. Hoje em dia fala-se mais de distúrbios de personalidade ou ligados à alimentação como a anorexia e a bulimia nervosas.

E o avanço tecnológico também tem contribuido com um ou outro diagnóstico de interesse, como o “mailoolismo”, uma maleita que afecta quem não consegue evitar ver os mails relacionados com trabalho nos tempos livres.
Como um diagnóstico em si é sem interesse, se não houver ao mesmo tempo uma cura eficaz – como a psicoanálise para os histéricos no tempo de Freud ou a terapia cognitiva para a depressão e ansiedade – a psicóloga americana Marsha Egan também já criou uma cura para ajudar os mais incorrígíveis “mailoólicos” a perder o vício.
Se tem bons resultados não sei. Mas desculpem-me por ter de ficar por aqui – acabei de receber um sms...
(foto: Scott Ableman @flickr.com)

8 Comments:

Blogger papel químico said...

tens de inventar uma cura para o blogoolismo, vida. desde que não venha na forma de um livro de auto-ajuda... vou ter de fazer uma pause de uns dias (vou tentar pelo menos) para matar o monstro da gestão. chiunf (não quero)

10 maio, 2007 08:19  
Blogger papel químico said...

uma pause. tanta grlaha já me faz lembrar o filme do hitchcock : )

10 maio, 2007 08:20  
Blogger Vida de Praia said...

Uma ”pause” é como uma ”partnér”: até era capaz de pegar no português corrente ; )
Quanto à cura para o blogoolismo, bem... nestas coisas de curas a motivação é essencial, com ou sem livros (mais medonhos do que um filme de Hitchcock) de auto-ajuda... : )
Boa sorte na aniquilação do monstro da gestão. Espero que dês cabo dele depressa. Beijinhos.

10 maio, 2007 10:29  
Blogger papel químico said...

queres ouvir algo muito creepy? este capítulo do livro é sobre motivação! os gestores têm a capacidade de transformar tudo em seca. até a motivar são entediantes.

10 maio, 2007 10:55  
Blogger papel químico said...

e com esta me calo...

10 maio, 2007 10:56  
Blogger Vida de Praia said...

Deveras creepy, mas nada de surprising ; ) Pelo menos se adormeceres ao teclado, tens uma boa excuse : )

10 maio, 2007 19:28  
Blogger papel químico said...

oh pá não tenho nada. comecei cheia de energia, com um cronograma que até superei, nos primeiros dias, mas estou way back agora. vou ter de fazer em três dias o que devia ter feito numa semana! às vezes tenho de parar e ler umas coisas escritas por especialistas portugueses de gestão para me convencer que se escreve mesmo assim. que horror! aposto que são todos daltónicos.

10 maio, 2007 21:00  
Blogger Vida de Praia said...

Estás way back? E de certeza que não foi por teres adormecido devido ao tédio? Bem, tédio e incredulidade face ao tédio que causa a literatura sobre gestão. Unbelievable, pá!
Agora toca a acelerar ; )

10 maio, 2007 22:56  

Enviar um comentário

<< Home