quarta-feira, maio 09, 2007

Modernices – 2
Das primeiras vezes que assisti a palestras em PowerPoint fiquei fascinada com a qualidade dos slides em relação a outros meios de divulgação até então em voga. Desde essa altura que o primeiro entusiasmo deu lugar a uma visão mais realista das coisas, depois de n vezes ter presenciado problemas técnicos diversos e o desespero de várias pessoas formadas perante a má vontade dos aparelhos.
Para complementar isso, um grupo de cientistas da South Wales University documentou (sem dúvida em PowerPoint) recentemente, que palestras em PowerPoint distraem mais do que auxiliam a aprendizagem. Isto porque aparentemente são aborrecidas e há uma tendência geral de dizer exactamente o mesmo que está no slide, abusando assim da capacidade de concentração e memória.
Sendo assim, não devo ter aprendido quase nada de novo durante os últimos 2-3 anos... hmmm... nem eu, nem ninguém com um certo nível académico... Preocupante, não?

2 Comments:

Blogger papel químico said...

não apanhei muito powerpoint. sou do tempo dos acetatos : ) no liceu, porque na faculdade eram mais fotocópias.

09 maio, 2007 16:09  
Blogger Vida de Praia said...

Também sou do tempo dos acetatos e das fotocópias, claro. Mas comecei a apanhar Powerpoint nas palestras relacionadas com trabalho e cursos de pós-graduação dos últimos 2-3 anos. E já vi adultos inteligentes, com formação superior e um sistema nervoso robusto à beira de uma crise de choro, quando o projector entra em "greve", ou só quer projectar metade do slide e outras manobras obstrutivas do género : S

09 maio, 2007 21:24  

Enviar um comentário

<< Home