Quem tem medo do lobo mau?
O ser humano faz uma ideia muito simplicista e polarizada dos temperamentos, personalidades e características dos animais selvagens: há bons e maldosos, amorosos e repelentes, inofensivos e perigosos. A pomba branca é símbolo de paz, o leão é majestoso, a hiena é estúpida e má, a raposa é matreira, e o lobo, coitado, simboliza tudo quanto é de malvado, funesto, místico e de pouca confiança.
Talvez seja por isso que o lobo já está extinto em vários países europeus há muitos anos. Na Dinamarca o último lobo selvagem foi abatido em 1813 e da maneira como é encarado – como um perigo público para o gado e para os humanos, apesar de não haver registo de jamais ter atacado pessoas – duvido que volte; e se por acaso do destino se perder e voltar (já que ainda os há nos outros países escandinavos, na Alemanha e na Polónia), duvido que o deixem procriar. O mais certo é que sofra um “acidente”, apesar de ser uma espécie protegida.
Que pena: são tão bonitos!...
5 Comments:
na dinamarca??? fiquei espantada. imaginava que tivessem uma reserva ou assim onde a espécie fosse protegida. até nós já temos algo parecido para salvar o lobo da malcata.
Quem me dera!... A Dinamarca sempre foi um país de agricultores, e o agricultor é o inimigo nº1 de quem lhe leve as ovelhas : (
E histórias como a do "Capuchinho Vermelho" só contribuem para dar uma má reputação ao bicho.
Lindíssimos, os lobos, de facto.
Adoro lobos! São lindos!
As alcateias são verdadeiras sociedades, em que o papel de cada um está muito bem definido!
As alcateias são portanto em certos aspectos mais civilizadas e organizadas do que as sociedades humanas ; )
Enviar um comentário
<< Home