sábado, agosto 04, 2007

Noite mal dormida no campo
Se estou a pé a esta hora é só porque detesto ficar refastelada na cama até às tantas e ver o dia a passar sem a minha participação. Porque de resto dormi tão mal esta noite, que até justificaria um ataque de preguicite aguda e muitas mais horas de leito.
Porquê?
O campo tem os seus encantos, mas de momento não me ocorre nenhum, depois de uma noite sobressaltada, aliás a imperatriz das noites sobressaltadas, em que mal preguei olho.
Estando ainda de férias, resolvemos vir fazer uma visitinha aos meus sogros que moram no campo. Nem me ressentiria muito da cama estranha – que nem o é por completo, pois já nos conhecemos ligeiramente de há vários anos de visitas semelhantes – se não tivesse havido o problema das melgas, que põem o meu marido em pânico, polvorosa e pé de guerra. Uma. Duas. Três. O suficientemente espaçadas para uma pessoa voltar quase a adormecer antes do ataque seguinte; e aquele zunido, aquele barulhinho terrível – um bzzzzz ensurdecedor – que fica marcado no ouvido e não "desliga" mais.
E às 04:45 uma luta assanhada, renhida de gatos à solta. Fssst! Rrr..nhaaaaau! Uma algazarra infernal, de arrepiar mesmo. E simultaneamente no sótão um valente batuque inesperado de correria. O diagnóstico mais provável: uma marta deve ter-se instalado pela calada e ter-se tornado residente clandestino.
Estava quase a adormecer pela nona ou décima vez quando o meu marido exclamou alarmado: "Ouviste? Não parecia uma melga?!…"
O sol nasce às 5 da matina no campo e apartir daí é muito difícil voltar a dormitar, com a luz, o cantarolar incessante e recorrente do galo da praxe e o chilrear maníaco da passarada campestre (lembrem-me de nunca mais me queixar das minhas gaivotas que são mudas em comparação!).
Nunca hei-de perceber o fascínio dos poetas com gosto pelo bucólico: idealizam a vida do campo, mas nunca cá devem ter posto os pés… só pode ser…
Vou fazer uma nota mental: de futuro fazer tudo por tudo para evitar passar dias – ou pelo menos noites – de Verão no campo!

3 Comments:

Blogger doistigres said...

epa k xato... nada pior k noites mal dormidas. andar maldisposta o dia seguinte com cara de zombie.
axo k ate nisso me assemelho contigo, nunca fui fã do campo, senão pra dar 1passeio...

04 agosto, 2007 11:35  
Blogger Alecrim said...

E depois duma noite dessas achas que o dia não pode acontecer um bocadinho sem a tua participação?
Não podia ter dormido um pouco mais, pela manhã?
...

04 agosto, 2007 14:30  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, como me compreendes, doistigres, minha alma-gémea ; ) Dêem-me praia a qualquer hora, mas campo...
Devo confessar, alecrim, que fiz ”batota” e dormi uma soneca a meio da tarde, o que ajudou imenso e me pôs fresca e bem-disposta : )
Descobri a propósito, que o batuque violento vindo do sótão eram o raio dos gatos (até gosto muito de gatos, mas àquela hora da madrugada não) à briga em cima do telhado!... Isto só no campo!...

04 agosto, 2007 18:58  

Enviar um comentário

<< Home