segunda-feira, outubro 22, 2007

Que chatiiiiiiice!…
Nestes anos falasse tanto de stress no trabalho, que uma pessoa até fica com a impressão de que é o único problema que afecta o mundo laboral e a generalidade da população. Se formos a ver cientificamente, até nem é verdade, porque o diagnóstico exige a presença de sintomas físicos e psicológicos tremendamente raros e extremos. Portanto pode-se dizer que temos quase todos muito que fazer, mas só uma pequena percentagem é que sofre de stress.
Ainda assim há lugar para correcções: li há dias que nem sequer é verdade que quase todos temos demasiado para fazer e desafios às montanhas. Muitas pessoas, mais precisamente 10 % da força laboral, supostamente sofrem de aborrecimento, de fastio crónico por falta de desafios. Acreditam nisto?! Dizem que é por causa de tédio que uma pessoa passa o tempo a desempenhar tarefas extra-laborais como conversas telefónicas com os amigos, e-mails privados e coisas do género. Segundo Philippe Rothlin e Peter Werder, os dois autores suiços do livro recentemente publicado, ”Diagnosis Boreout: how a lack challenge at work can make you ill” (”Diagnóstico Fastio: como a falta de desafios no emprego vos pode fazer doentes”), que inventaram o diagnóstico de “boreout” (trad.: ”tédio”), dá tanto prestígio uma pessoa poder queixar-se de stress, que é tabu dizer o contrário, que se está enfastiado e não se tem o suficiente que fazer no emprego.
Várias perguntas “simples” ajudam a fazer o diagnóstico e evitar ou solucionar o tédio crónico:
- Porque é que estás enfastiado?
- Esse tédio resulta de não teres o suficiente para fazer, seres qualificado demais para as tarefas que tens ou teres o emprego errado?
Digam o que disserem, ok, talvez não tenha stress, mas tenho mais do que suficiente entre mãos…
(foto: Kiki-Follettosa @flickr.com)

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É um stress estar tão boreout... :-)

22 outubro, 2007 11:09  
Blogger papel químico said...

isso confirma a minha teoria das pessoas ultra ocupadas e dinâmicas que nem sequer conseguem estar sossegadas na praia tal é o dinamismo e a adrenalina e o frenesi profisional - bullshit. provavelmente a maioria está é bored to death. é socialmente aceite ser-se assim, por isso há-que construir uma "persona" adequada. pois eu *adoro* que o meu telefone não toque com assuntos de trabalho fora das horas normais e *adoro* não fazer rigorosamente nada em férias e *adoro* trabalhar, embora também *adore* parar de trabalhar (mais até eu diria).

22 outubro, 2007 11:41  
Anonymous Anónimo said...

Venho só avisar que algures no final do dia 23 ou início do dia 24 será "postado" no meu blogue um, aí está, post, contendo certas e determinadas ameaças a certas e determinadas luso-dinamarquesas, pelo que as certas e determinadas ditas cujas poderão querer começar a anotar em post its e a memorizar no telemóvel o número de certas e determinadas polícias. :-)

PS. Nos termos da lei, o direito de resposta é garantido na caixa de comentários mais próxima.

22 outubro, 2007 13:59  
Blogger Vida de Praia said...

Ora bem, nem mais, papel químico. Há por aí muito bullshit desse género; muito mesmo; muito, muito, muito mesmo ;-)
Imagino que o diagnóstico oficial aplicado a quem dele sofra seja bored out ou bored to death, como dizia a nossa amiga papel químico. Mas talvez esteja a ser tão picuinhas por ter tempo demais... ;-)

22 outubro, 2007 14:00  
Blogger Vida de Praia said...

Ó jaime, voltaste a esquecer-te de tomar a medicação? Ou comeste cogumelos alucinogénicos?
Explica o comentário p.f.: vais mandar um tubarão atrás de mim? Ou, pior, o teu advogado?
Ou só estavas sem nada que fazer, bored out e porque não escrever uma ameaça, assim já tenho que fazer? Se for esse o caso, mais valia começares a coleccionar selos ;-)

22 outubro, 2007 14:05  
Anonymous Anónimo said...

Vou dar continuidade à teoria do "evil twin brother" pegando no teu comentário de que ela tem um "buraco" porque a minha mãe pode desmentir que eu tenha um gémeo. E pelo meio ameaçar-te por andares a encontrar "buracos" na minha defesa legal. :-)

22 outubro, 2007 14:52  
Blogger Vida de Praia said...

Percebido. É inaceitável, claro, que te ande a encontrar ”buracos” na defesa - em certas equipas de futebol, esse tipo de comportamento daria direito ao despedimento do treinador ;-)

23 outubro, 2007 06:51  
Blogger Carina said...

Curioso estar a ler isto agora. Ainda há dias ouvi uma nerologista falar, que, por exemplo, no Algarve, onde moro, o stress é provocado pelos extremos: muito trabalho no Verão e muito tédio no Inverno! Por isso, cá para mim stress e tédio são coisas muito parecidas e com impacto idêntico. Felizmente não sofro desses males :)

(finalmente consegui por a leitura em dia - não tenho comentado porque os virus do meu pc não deixam...)

23 outubro, 2007 16:58  
Blogger Vida de Praia said...

Ainda bem que puseste a leitura em dia. E obrigada pelo ponto de vista interessante, carina. Sim, stress e tédio devem ser dois lados da mesma medalha (ou será moeda?) em certos casos.

23 outubro, 2007 22:17  

Enviar um comentário

<< Home