sexta-feira, outubro 12, 2007

Urso também tem direito à vida!
Segundo sei, o urso castanho é uma espécie em vias de extinção, mas em alguns países escandinavos e da Europa Central ainda marca presença. A questão é durante mais quanto tempo… e escolhi levantá-la por estar revoltada com a atitude de supremacia a que o ser humano se dá ao direito. Li há dias para tristeza minha, que um urso castanho foi morto a tiro por um grupo de caçadores na provincia de Jämtland na Suécia. Isto porquê? Porque os caçadores pelos vistos têm mais direito à vida do que os animais. Passo a explicar: dias antes um caçador de alces tinha sido morto e os indícios apontavam para um urso. “Não sabemos ao certo, mas cremos que foi este urso que o matou. Ainda temos de fazer testes ao ADN para vir a saber ao certo”, disse a polícia nas declarações que prestou à imprensa.
O urso foi morto a 2 quilómetros da cabana onde o tal caçador e o seu cão foram encontrados mortos e que apresentava marcas de unhadas e mordidelas. Provas da sua culpa? Nem por isso, só indícios - as marcas de unhadas e mordidelas, que em princípio podiam ser de um urso qualquer e a proximidade geométrica relativa.
Agora esqueçamos por um momento que se trata do destino de um urso e imaginemos que a notícia e a declaração eram sobre uma pessoa: “Homem suspeito de assassínio abatido a tiro a 2 quilómetros da cena de um crime. A polícia não tem a certeza que o homem abatido deveras era o assassino mas descobrirá ao certo quando fizerem testes de ADN”.
Faço-me entender?…
Não me parece nada justo terem abatido o urso: 1) sem provas fundadas e 2) uma vez que em princípio quem infringiu a paz dos bosques (habitat de muitos animais como o urso!) foi o tal caçador.
... por isso não admira que o urso na foto esteja com cara de poucos amigos...
(Foto: Polfoto)

16 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não aldrabes a história, Vida de Praia! O urso suicidou-se. Fez no mês passado um chorudo seguro de vida, que reverte para a ursa, e disparou sobre ele próprio com a arma de um caçador, com o duplo intuito de defraudar a companhia de seguros e de incriminar o caçador. Ainda nestas estratégica de sacar dinheiro, a ursa já anunciou que vai processar a Suécia pelo incidente.

Mais a sério, os caçadores não têm grande respeito pelos direitos dos animais. Se tivessem, não eram caçadores. Sim, era bom que tivessem confirmado primeiro que aquele era o urso. E mesmo que se soubesse que o culpado era aquele urso, só se justifica tomar medidas se fosse sabido que após um primeiro ataque, é mais provável novos ataques, tornando-o um risco maior do que os outros ursos. E podia não passar por o matar, mas por o mudar para outro sítio onde não houvesse pessoas.

E finalmente, estas histórias de um animal que atacar pessoas e depois pessoas perseguirem o animal são comuns. Lembras-te do filme Tubarão do Spielberg?! :-)

12 outubro, 2007 09:48  
Blogger papel químico said...

ursos!

12 outubro, 2007 11:01  
Anonymous Anónimo said...

A Papel Químico não me está a chamar urso, pois não? Se calhar está a dizer que eu sou querido como um ursinho de peluche. :-)

12 outubro, 2007 11:44  
Anonymous Anónimo said...

< Devil >
Deus fez os ursos para os usarmos como tapetes. No inverno são bem quentinhos. Só espero que lhe tenham dado o tiro num sítio onde não se veja o buraco no tapete. Era uma pena estragar um tapete tão raro.
< /Devil >

12 outubro, 2007 12:36  
Blogger Vida de Praia said...

Sempre com uma fantasia extremamente fértil, jaime - e não perdes nunca uma oportunidade de trazer tubarões à baila :-)
Eu acho de uma incoerência incrível falar-se tanto dos direitos dos animais para aqui e direitos dos animais para ali, e ao mesmo tempo acontecem cenas destas de meter dó.
Há não muito tempo na Alemanha, onde o urso está extinto há séculos, apareceu um urso vindo de um dos países de leste; abateram-no, “porque as pessoas têm de poder andar livremente pelas montanhas“. GRRRRR :-S
Agora assinas sob o teu pseudónimo, Devil?

Papel químico: não estavas a chamar urso ao jaime, pois não? Estavas a chamar ursos aos caçadores e às autoridades “responsáveis“, que nem dignos são de ser apelidados disso. Eu, pelo menos, teria optado por chamar-lhes BESTAS!!!!!

12 outubro, 2007 16:32  
Blogger papel químico said...

cada um enfia a carapursa que quer, mas não, não estava a chamar urso ao jaime. não, não estava não. não.



não estava mesmo ; )

12 outubro, 2007 17:07  
Anonymous Anónimo said...

Convido a Vida de Praia e a Papel Químico a escreverem comigo a Declaração Universal dos Direitos dos Ursos. Eu dou o pontapé de saída.

Artigo 1. Todo o urso tem direito a escolher o calibre da bala com que vai ser abatido.
Artigo 2. Todo o urso tem o direito a escolher se vai ser um urso-tapete ou um urso-embalsamado.
Artigo 3. Todo o urso tem o direito a ter as vacinas em dia.

12 outubro, 2007 22:22  
Blogger Vida de Praia said...

Ainda estamos a falar de ursos em sentido figurado?...
Se estamos a falar da família dos ursidae, exerço já o meu direito de veto - nicles aos primeiros dois artigos; e sobre o terceiro ainda tenho de pensar que motivos terás. Óóóó jaime, pá!... Com os direitos universais dos ursos não se brinca!

12 outubro, 2007 23:00  
Anonymous Anónimo said...

Família ursidae? Alguém foi à enciclopédia. :-) Aposto que se fossem os direitos dos tubarões, dizias logo que todo o tubarão tem direito a escolher se é pescado à linha ou à rede! Confessa lá: tens uma "pancada" por ursos fofinhos como eu tenho por tubarões assassinos (quase que rima). Mas eu ganho porque qualquer combate entre um tubarão e um urso acaba com um tubarão gordo e nenhum urso. :-)

13 outubro, 2007 00:11  
Blogger papel químico said...

i see a pattern here...

13 outubro, 2007 00:17  
Anonymous Anónimo said...

Papel Químico, se observares bem, até vês vários padrões. Há quem diga que o DSM é uma lista dos meus padrões. Até algumas das vozes na minha cabeça dizem isso. :-)

Mas infelizmente não posso explorar agora esse assunto contigo, porque eu e a Vida de Praia vamos ter uma discussão extremamente madura sobre quem ganha um combate entre um tubarão e um urso. Como as crianças que discutem se o super-homem ganha um combate com o homem-aranha. :-)

(A menos que a Vida de Praia já esteja a ficar chateada com as piadas sobre balear e embalsamar ursos. Pelo último comentário dela já não sei dizer.)

13 outubro, 2007 01:00  
Blogger Vida de Praia said...

Ok, ok, eu tenho um fraquinho por ursos fofinhos, confesso, prontoooo!
Mas voltando à “discussão extremamente madura“: DSM??? - quem é que agora foi à enciclopédia?
[...]“A menos que a Vida de Praia já esteja a ficar chateada com as piadas sobre balear e embalsamar ursos“ [...] Está-se bem, jaime, não te preocupes; não sou facilmente impressionável ;-)
... claro que o urso ganharia qualquer combate, com ou sem tubarão ;-D

13 outubro, 2007 15:32  
Anonymous Anónimo said...

Qualquer tubarão bate qualquer urso no fundo do oceano. O tubarão nem tem de aparecer. Basta esperarmos cinco minutos para o urso morrer por si só. :-P

PS. Combates em terra não valem.

13 outubro, 2007 23:19  
Blogger Vida de Praia said...

Pois... como queiras... com condições dessas também eu ;-)

14 outubro, 2007 09:10  
Anonymous Anónimo said...

Tens aqui uma notícia do género do urso, mas com um cão.

25 outubro, 2007 23:21  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela notícia. Que horror! Que crueldade e cinismo o desse dito artista! :-(

27 outubro, 2007 09:20  

Enviar um comentário

<< Home