sexta-feira, outubro 05, 2007

A saúde bate aos pontos
Em miúda nunca fui grande apreciadora de fruta e principalmente vegetais; mas entretanto amadureceram as minhas papilas gustativas e agora é só ver-me a devorar cenouras, couve-flor, brócolos e maçãs às quiladas. Portanto não tenho tanta dificuldade como outras pessoas em ingerir estes tipos de alimentos tão essenciais e ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Mas parece ser uma tendência generalizada que a população não come suficiente fruta e hortaliça. E já se tentou de tudo para fazer o pessoal comer mais fruta, desde ameaças ligadas à saúde – ou falta dela – à roda dos alimentos, passando pela pirâmide alimentar e à publicidade tentando tornar aliciante este tipo de alimentos. Fala-se em reduzir o preço da fruta, que na Dinamarca, ao contrário de Portugal, está sujeita ao IVA único de 25%. Mas até aqui nada resultou ainda.
Entretanto os britânicos tiveram uma ideia genial que é capaz de pegar: apartir deste mês a seguradora Pru-Health vai dar descontos nos seguros de vida e de saúde e em contrapartida investir na fruta e nos vegetais. Graças a um novo acordo com a rede de supermercados Sainsbury’s, os clientes da seguradora quando compram fruta e vegetais no supermercado vão passar a ganhar ditos pontos de vitalidade, que abatem no custo dos seguros.
Hmmm… a ideia parece realmente excelente. Mas e se uma pessoa sair do supermercado carregada de fruta e passar pelo McDonald’s para comer um hamburger e pela tabacaria para comprar os dois maços de tabaco diários? Ou se cancelar pela quinta vez consecutiva a aula de ginástica? Recebe pontos negativos?… Se não até parece injusto, uma vez que não é só a fruta que dá saúde. E se sim isto soa-me a muita administração.
(Foto: Mr Conguito @flickr.com)

9 Comments:

Blogger Marta said...

Eu pertenço ao lote das pessoas que cada vez come menos fruta e legumes. Fruta, só mesmo as minhas bananas, laranjinhas e maçãs de vez em quando :D Lugumes e afins... umas cenouritas e feijão verde na sopa, uma couvita na sopa e já não é mau. O resto (tipo alface, tomate e afins "verdóides") não entra cá nem por nada!! :D

05 outubro, 2007 16:46  
Anonymous Anónimo said...

Comer fruta dá muita saúde aos produtores de fruta. :-)

Ainda menos a sério, eu consumo imensos vegetais. Não nos podemos esquecer que o café é um vegetal. :-)

06 outubro, 2007 00:03  
Blogger Vida de Praia said...

Não, marta? Então?! Vais ter de fazer um seguro de vida para seres aliciada a consumir “verdoides“ :-P
E viva o café, jaime! Também deve contar ;-)

06 outubro, 2007 09:28  
Blogger Marta said...

Nem que fizesse 200 seguros de vida eu comeria alface, tomate, couve-flor, bróculos e todas as outras coisas horríveis semelhantes! :D

06 outubro, 2007 15:48  
Blogger Vida de Praia said...

Isso soa a trauma... ;-P
E café?

06 outubro, 2007 20:52  
Blogger Marta said...

Café também não bebo :) Não gosto :)

06 outubro, 2007 21:15  
Blogger Vida de Praia said...

Se nem vamos lá a café, não sei como vais ingerir as vitaminas e minerais essenciais... só se for a comprimido ;-P

07 outubro, 2007 08:54  
Blogger papel químico said...

eu então teria uns belos descontos, com o que gosto de folhas!

08 outubro, 2007 00:35  
Blogger Vida de Praia said...

Excelente trocadilho, papel químico ;-) Também gostas delas verdes?

08 outubro, 2007 06:57  

Enviar um comentário

<< Home