segunda-feira, outubro 01, 2007

Exercício faz mal ao ambiente
Sempre adorei provocadores – aquelas pessoas mais corajosas do que eu que se atrevem a expressar opiniões contrárias às da maioria, não receando perder pontos em termos de popularidade.
Recentemente li sobre um destes provocadores, Chris Goodal, candidato ao parlamento britânico pelos Verdes, que escreveu o livro “How to Live a Low-Carbon Life” (“Como viver uma vida pobre em carbono”). Neste afirmava entre outras coisas que ir de carro é melhor para o ambiente do que ir a pé – e que o globo só ganharia se se deixasse de fazer exercício, se se fizesse o menos possível, de preferência espojados no sofá, e se se comesse menos. Isto porque mexer-se, fazer exercício, gasta energia e espicaça o apetite, levando-nos a comer mais. Produtos alimentares vindos de longe, transportados por mar ou por terra, embalados e muitas vezes refrigerados ou congelados nos nossos supermercados, novamente transportados até nossa casa e novamente refrigerados até serem confeccionados, usando-se imensa energia em cada passo deste processo. Com isto tenta realçar que precisamos de remodelar a nossa indústria alimentar, que de si contribui tremendamente para o aquecimento global e libertação de gases nocivos para o ambiente.
E com isto tudo perdi a fome…

9 Comments:

Blogger papel químico said...

isso é que demagogia da boa!

01 outubro, 2007 10:38  
Blogger Vida de Praia said...

Sim. E adorei mesmo por isso! : P

01 outubro, 2007 12:21  
Blogger Marta said...

Olha que é preciso ter muita lata para dizer coisas dessas!! :D
Mas pensando bem... até é capaz de ter razão!! Assim dou sentido ao facto de passar horas sentada ao pé do PC e de ficar horas a fio deitada na cama!! :)

01 outubro, 2007 14:16  
Anonymous Anónimo said...

Ele (Goodal) precisa de fazer as contas para ver se o que se polui ao andar de carro é menos do que o que se polui ao mandar vir a sandes do Paraguai.

01 outubro, 2007 20:08  
Blogger Vida de Praia said...

O mr. Goodal deu-nos a todos o alibi perfeito para a “preguicite“ e o sedentarismo - e não venhas tu com detalhes “picuinhas“ desafiar-nos o “arranjinho“, ó jaime, pá!... E de qualquer das formas dez minutos de carro até ao supermercado lá se comparam com mandar vir a sandes do Paraguai??? É que nem é preciso fazer contas... vocês os matemáticos têm cada uma!... ;-P

01 outubro, 2007 21:46  
Anonymous Anónimo said...

Ah!, mas se é uma questão de álibi, devemos consultar um daqueles advogados espertalhões, não um político-ecologista-escritor! :-)

02 outubro, 2007 11:25  
Blogger Vida de Praia said...

:-D
Tens razão, jaime. Só que para poder consultar um daqueles advogados espertalhões vou ter de bulir muito para lhe ganhar para o salário chorudo... e aí perco a vantagem por completo ;-S

02 outubro, 2007 13:31  
Blogger Carina said...

olha que linda opinião a desse senhor! E já agora, seguindo esse ponto de vista, também não se gasta papel higiénico... LOL

Bora lá revolucionar o mundo!!!
E como disse em tempos uma professora minha: qualquer dia somos todos carecas e desdentados porque já não vamos precisar de cabelo pra nos proteger (pois não saiamos de casa) e nem de dentes para comer porque vai ser tudo em cápsulas!

Incrível! Eu ainda tenho esperança...

02 outubro, 2007 15:33  
Blogger Vida de Praia said...

Claro que tens esperança, hehe... :-D
Estou a ver que o sr. provocador dos Verdes te provocou. Creio que era a intenção ;-)
Agora, o caso da utilização ou não de papel higiénico já é mais delicado...

02 outubro, 2007 16:12  

Enviar um comentário

<< Home