quarta-feira, outubro 03, 2007

Questões éticas
Se a filosofia e a ética por um lado contribuem com ideias essenciais para o desenvolvimento do pensamento e da razão, por outro lado uma vez por outra entram no campo do ridículo. Lembro-me por exemplo de ter passado um semestre inteiro na universidade a ter de discutir o que era este fenómeno da consciência e se morcegos tinham consciência. Uma discussão que, para além de desnecessária, já na altura me pareceu completamente absurda, uma vez que é impossível verificar a veracidade dos argumentos – “ó morcego, é pá, tu tens consciência ou não?
Mas como dito, a ética também tem trazido contribuições indispensáveis, por exemplo no campo dos direitos humanos e direitos dos animais. E talvez para que ninguém se queixe que não seguem a pedalada tecnológica, agora começa-se a falar nos direitos dos robôs, cujo uso se expande cada vez mais na indústria e não só. “Será que robôs com aspecto humano ou animal deveriam ter direitos?”, por exemplo. Esta e outras questões essenciais – ou nem por isso – poderão ser discutidas em breve pelo público num site na net da tutela do Concelho Ético que abre as portas ao debate sobre a relação entre o homem e a máquina.
Podia perguntar-me muitas coisas, mas eu só me pergunto: como é estas ideias passam pela cabeça de alguém? Um filósofo acorda de manhã e enquanto está a olhar frustrado para a torradeira, que não há meio de lhe proporcionar torradas no ponto ideal, ou já no carro, que insiste em não pegar à primeira de repente pensa: ”ah, é verdade, e os direitos das máquinas?
?!...
(foto do pensador de Rodin, de marttj @flickr.com)

10 Comments:

Blogger papel químico said...

"há metafísica bastante em não pensar em nada." e ética também.

03 outubro, 2007 11:15  
Blogger Vida de Praia said...

Estou contigo, papel químico. Completamente! De quem é essa citação tão sábia?

03 outubro, 2007 11:25  
Blogger Marta said...

Eu tive Filosofia no 10.º e 11.º ano. Confesso que no início achava aquilo dificílimo... Mesmo muito... Tanto que tive 12 no 1.º teste (nota vergonhosa!) e depois falei com o prof e disse-lhe que não entendia nada daquilo. Depois apercebi-me que era só descer ao básico do básico e acabei o 10.º ano com 19 e o 11.º com 18. Depois achei melhor não ter mais daquilo!!
É que apesar de não ser do pior... Há melhor!! :D

03 outubro, 2007 14:44  
Blogger Vida de Praia said...

Se bem me lembro sempre me saí bem a filosofia, mas o truque foi expressar-me da forma mais absurda e hipermetafísica possível... ;-) Concordo contigo, marta: apesar de não ser do pior... há melhor. LOL

03 outubro, 2007 15:04  
Blogger papel químico said...

meta-hipermetafísica: a nota : )

a frase é do pessoa.

03 outubro, 2007 17:18  
Blogger Vida de Praia said...

LOL. Nem por isso, nem por isso - não consegui inventar tanto assim :-D

A frase é o Pessoa? A sério?!... É a primeira vez que me deparo com alguma coisa dele de jeito, razoável até ;-) (não sou nada fã daquilo que não percebo...)

03 outubro, 2007 19:51  
Anonymous Anónimo said...

O que é a consciência? É a noção que um ser tem da sua própria existência? Lembro-me vagamente de uma discussão sobre se os golfinhos tinham consciência.

06 outubro, 2007 00:00  
Blogger Vida de Praia said...

A consciência é segundo os que dizem que sabem destas coisas (?) a noção que um ser tem da sua própria existência e de que é um ser com intenções e dono das suas próprias acções.
E os golfinho sempre tinham consciência? E os tubarões terão? (até me admira não teres mencionado os ditos cujos...) ;-D

06 outubro, 2007 09:26  
Anonymous Anónimo said...

Quanto aos tubarões, não conheces o provérbio "quem tem dentes não precisa de consciência"? :-P

06 outubro, 2007 09:54  
Blogger Vida de Praia said...

Não conhecia o provérbio, mas faz sentido de forma pragmática ainda que não filosófica :-)

06 outubro, 2007 20:49  

Enviar um comentário

<< Home