terça-feira, outubro 02, 2007

Terapia animal
Se ter animais, pelo que dizem, põe em risco a vida amorosa, por outro lado pode trazer benefícios fundamentais para a saúde. Há já bastante tempo que por exemplo se usam cães para estimular crianças autistas a tornar-se mais comunicativas; e jovens delinquentes reagem bem e ficam mais confiantes lidando com cavalos. Só que não se sabe ainda ao certo porquê.
Segundo a Ritzau, um grupo de cientistas dinamarqueses da universidade de Aarhus começou recentemente a investigar qual a razão porque faz tão bem à saúde lidar com animais. E que animais se coadunam melhor a ajudar quem ou que tipo de problemas.
Não faço ideia do que descobrirão, nem sei se os antigos tinham razão em que há um certo tipo de magnetismo animal que os liga aos seres humanos e através dele lhes influenciam a mente. Mas imagino que a aceitação incondicional dos bichos potencialmente é o melhor curativo para quem foi mal tratado pela vida. Já para não falar no poder que exerce para a auto-estima sentir-se útil e ter uma criatura a quem dar carinho.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, desculpa lá, mas este é um post que me suscita imensos comentários, cada um mais parvo do que o outro, pelo que recomendo que quem os leia pare assim que se começar a sentir mal. :-)

1. Tentem usar tubarões em terapia animal... (E eu a dar-lhe com os tubarões...!) :-)

2. Agora ainda menos a sério, eu tive cães toda a minha vida, e sou uma pessoa 23% neurótica, 89% psicótica e não sei que as percentagens devem somar 100%. É a terapia animal que não funciona ou eram os meus cães eram de má qualidade? :-)

3. Um Tamagotchi conta como um animal? :-)

4. Tive um jogo de computador que consistia numa tarântula virtual que tinha de ser alimentada. Para ver o que acontecia se não a alimentasse, adiantei o relógio do computador um mês e fui vê-la. Tinha feito uma teia de aranha para tentar apanhar comida. Pelos vistos não funcionou, porque estava morta de pernas para o ar. A minha mãe ficou muito chocada por eu ter morto uma tarântula virtual. Naturalmente que aleguei auto-defesa, afinal esses bichos são venenosos. :-P

5. Tive uma porquinha-da-índia chamada Ping numa altura em que precisava de um bichinho para lhe dar carinho. Na loja recomendaram-me uma roda de hamster para ela fazer exercícios, mas o único exercício dela era comer. Gostava de leitugas (acabadas de apanhar!), feno (acabado de sair do pacote!), vegetais verdes (só fresquinhos!) e sopas de leite (de preferência leito gordo!) que tinham de ser em pouca quantidade porque o veterinário desaconselhou. À noite gostava de ir para o colo da família ver televisão e fazer disparates. Morreu com uma overdose de salada Vega (empacotou a salada nos intestinos, foi repetidamente ao veterinário mas não se salvou). :-(

02 outubro, 2007 11:44  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo ”bruto” comentário, jaime.

1. Qual é essa a tua fixação pelos tubarões???...

2. Esta foi fácil: os teus cães eram decididamente de má qualidade - particularmente se ainda não sabes que as percentagens devem somar 100%! ;-)

3. Um Tamagotchi é uma bestialidade de brinquedo, mas talvez tenha dificuldade em qualificar-se como um animal... : P

4. Esse teu cérebro de cientista prodígio... e de advogado autodidacta... ;-)
Não sabia que as tarântulas eram venenosas, mas pode-se discutir se as virtuais o são. Ou não?...

5. Mas que traumático!... Não admira que a gula seja considerada um pecado mortal :-(

02 outubro, 2007 13:42  
Blogger Marta said...

Eu gosto de animais e pronto! :D

02 outubro, 2007 14:35  
Blogger Vida de Praia said...

E como gostas de animais, imagino que te façam bem e pronto, marta :-)

02 outubro, 2007 16:14  
Blogger Marta said...

Ora nem mais!! Os meus pais recusam-se a ter animais em casa (nem me deixam tê-los), o máximo que já tive foi 2 pássaros e 3 peixes. Resta-me o Froide!! :D

02 outubro, 2007 16:15  
Blogger Vida de Praia said...

E com um cão à laia de psicoanalista até juntas o útil ao agradável, ’tás va ver?... :-D

03 outubro, 2007 07:15  
Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, gosto de tubarões e dinossauros desde pequeno. Não sei se as tarântulas são venenosas, mas para a minha defesa convém que aquela fosse. Também quem é que vai exumar a bicha para me desmentir?!

05 outubro, 2007 23:57  
Blogger Vida de Praia said...

: D
Tens razão, jaime.

06 outubro, 2007 09:19  

Enviar um comentário

<< Home