sábado, outubro 06, 2007

Preso por ter cão e preso por não ter
Não sei se seguiram nas notícias a expedição do navio Viking, Havhingsten (nas fotos), uma cópia fiel de um navio Viking milenário desde Roskilde, na Dinamarca, até Dublin, na Irlanda, este Verão. Os entusiastas da história Viking e da navegação seguiram de certeza.
A viagem correu acima as melhores expectativas. Mas à chegada a Dublin deu-se um mal-entendido qualquer: segundo um artigo publicado no respeitado jornal The Guardian, o ministro da Educação dinamarquês, Brian Mikkelsen, que esteve em Dublin para receber o navio, teria no seu discurso de boas vindas pedido desculpa ao povo irlandês pela conduta vergonhosa dos Vikings, e eu cito: “na Dinamarca estamos deveras orgulhosos deste navio, mas não estamos orgulhosos dos danos sofridos pelo povo irlandês à mão dos Vikings […] e o povo dinamarquês pede perdão pelos ataques, massacres e pilhagens dos Vikings na Irlanda…Enquanto que o mesmo ministro, cheio de orgulho nacional, nega ter feito tais declarações politicamente correctas e afirma que os vikings lhe teriam dado uma sova se o tivesse feito. E que não tem nada pelo que pedir desculpa, uma vez que os Vikings puseram a Dinamarca no mapa e tiveram sucesso com as suas expedições à volta do mundo. E citando o ministro: “Os Vikings fazem parte da nossa história e podemos orgulhar-nos deles. Sim, os Vikings dizimaram e massacraram aldeias e foram brutais, mas nessa altura era assim mesmo”. Uma declaraçãozita que entretanto poderia levar alguém a chamá-lo de insensível.
A meu ver um exemplo clássico do ser-se preso por ter cão e preso por não ter.Fotos: Werner Karrasch

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O barco é muito giro. Mas a julgar pela segunda fotografia, cada barco só levava uns 25 vikings de cada vez. Ou eram 25 vikings mesmo muito brutais, ou levavam muitos barcos.

06 outubro, 2007 10:01  
Blogger Vida de Praia said...

É giro não é? Acho aquelas velas o máximo! Fazem-me lembrar o Vickie, de quem era fã quando era miúda.
Dizem que foram os vikings os primeiros a descobrir a América do Norte, com estas embarcações ligeiras...
Não tiveste dificuldade em fazer as contas, é claro ;-) Cada 25 vikings deviam ser mesmo brutais, mas creio que levavam vários barcos tipo convoy para assustar quem os avistasse... ;-S

06 outubro, 2007 20:57  
Anonymous Anónimo said...

Os barcos dos Vikings eram puxados por tubarões-Vikings (isto tem de meter tubarões à força!), como renas a puxar o trenó do Pai Natal. Os Vikings eram como o Pai Natal: iam para terras distantes distribuir "presentes". :-)

07 outubro, 2007 01:29  
Blogger Vida de Praia said...

Já cá faltavam os tubarões ;-)
Desde quando é que porrada e pilhagem se qualificam a ser ”presentes”? Só se os vikings eram tipo Pai Natal, mas ao contrário... ou mais tipo Robin dos Bosques, só que tiravam a todos, ricos e pobres, e ficavam com tudo... ;-D

07 outubro, 2007 09:08  
Anonymous Anónimo said...

"Presentes", desde que vá entre aspas, aplica-se a tudo. Por exemplo: «os cães deixam "presentes" no passeio.» :-)

07 outubro, 2007 13:07  
Blogger Vida de Praia said...

Esses sim, deixam um belos ”presentes”... :-P

07 outubro, 2007 17:44  

Enviar um comentário

<< Home