domingo, outubro 07, 2007

Dia ”não”
Os escandinavos são espectaculares: têm quase sempre uma solução flexível e humana para as tudo - o que é um facto conhecido e estabelecido, mas que mesmo assim não impede que às vezes espantem pela criatividade.
Como não podia deixar de ser esta veia humanista também se vai aplicando ao mercado laboral, que durante os últimos anos tem sido grandemente afectado por doenças relacionadas com o stress. Para evitar que os trabalhadores nos sectores mais expostos ponham dias de baixa por ”doença”, as entidades sindicais estão neste momento a trabalhar numa proposta original: conceder a cada trabalhador um x número de ditos dias ”não”. A ideia é que se uma pessoa acorda de manhã e não se sente minimamente motivada ou bem-disposta para ir trabalhar, liga para o emprego e diz: ”olha pá, hoje vou tirar um dia ’não’. Até amanhã”.
E porque não, se tanta gente supostamente finge que está doente para não ir trabalhar e põe baixa? A esperança é que se acabe com essa tendência, sabendo uma pessoa que tem um tal x de dias à disposição se disso precisar a qualquer momento. Mas será que resulta, ou os tais dias “não”, só virão acrescer o número de dias de falta por “doença” na sua generalidade e particularmente a quem de si já tenha uma moral mais alternativa em relação ao trabalho?…
Como podem ouvir pela minha reticência, não me tornei ainda tão flexível e humana como os escandinavos… : )

(foto: brightonsinger @flickr.com)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eu até comentava, mas estou a ter um dia "não". Até amanhã. Não, até depois de amanhã, porque amanhã vou ter um dia de "baixa por doença". :-)

07 outubro, 2007 13:06  
Blogger Vida de Praia said...

LOL
Apanhaste logo a ideia, estou a ver... ;-)

07 outubro, 2007 17:45  
Blogger Marta said...

Eu hoje teria aproveitado um desses "dias-não" para me ter esquivado ao trabalho. :)
Até concordo com isso, ao menos estaríamos a fomentar a sinceridade!! :D

07 outubro, 2007 23:04  
Blogger papel químico said...

não sei que diga. parece-me, assim à primeira vista, uma medida um pouco paternalista. mas confesso que eu própria gostaria de poder usufruir dela : )

08 outubro, 2007 00:39  
Blogger Vida de Praia said...

E quem não gostaria de poder usufruir dela? : D
Creio que ambas têm razão de certo modo: sendo uma medida que alivia a responsabilidade de cada um, pode-se ver como paternalismo; mas por outro lado talvez fomente a sinceridade. Veremos...

08 outubro, 2007 07:00  

Enviar um comentário

<< Home