terça-feira, novembro 13, 2007

Ai os advérbios!
Depois de uma campanha eleitoral de contra-relógio (menos de 3 semanas) hoje é dias de eleições para o parlamento dinamarquês. Não há vencedores a priori nem tendências marcantes e vamos ter de esperar até às tantas para ficar a saber quem foi ou foram os vencedores, se o bloco de direita (que está actualmente no governo) se o esquerda. Política não é propriamente o meu forte, confesso, mas tenho a impressão que de certa forma tanto faz, já que as grandes ideologias parecem ter desaparecido por completo, senão na teoria pelo menos na prática. E não sei se é por causa deste vácuo ideológico, se por os diversos partidos políticos terem tido relativamente pouco tempo de preparação que a campanha mais do que tudo tem sido caracterizada por uma discussão de advérbios: um dos slogans principais do bloco de esquerda foi: “baixas de impostos ou segurança social”, dando é claro prioridade à segurança social à custa das baixas de impostos, enquanto que os partidos do governo diziam ”baixas de impostos e segurança social”.
A ver vamos no que esta conversa de gramática vai dar.

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Um bom político nunca se compromete com coisa nenhuma:

«Baixas de impostos ou segurança social ou as duas ou nenhuma.»

Assim deixa em aberto todas as possibilidades. :-)

13 novembro, 2007 11:48  
Blogger papel químico said...

a... acho que querias dizer conjunções... a questão é saber se se tratam e conjunções disjuntivas ou copulativas... vou abster-me de comentar mais, política também não é o meu forte ; )

13 novembro, 2007 12:45  
Blogger Vida de Praia said...

Ó jaime, já consideraste uma carreira na política...? ;-)
Obrigada pela correcção, papel químico. Estou muito esquecida da minha gramática. Aplicando a lógica, ou deve ser uma conjunção disjuntiva, enquanto que e por natureza deverá ser uma conjunção copulativa... mas também não sei ao certo.
E advérbios são o quê?...

13 novembro, 2007 13:15  
Blogger papel químico said...

"ou" é disjuntivo; "e" é copulativo.

os advérbios
:)

13 novembro, 2007 15:15  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela dica sobre os advérbios. Sei sempre onde me dirigir se tenho dúvidas sobre a gramática e a semântica, papel químico. És o meu dicionário; aliás, a minha enciclopédia :-)
Foi o que eu disse: «ou deve ser uma conjunção disjuntiva, enquanto que e por natureza deverá ser uma conjunção copulativa

13 novembro, 2007 15:55  
Blogger Marta said...

Onde é que já vão as minhas aulas de Português :)
Seja como for, política é o meu calcanhar de aquiles: não entendo nada, não gosto e não faço por gostar nem por entender!! :P

13 novembro, 2007 16:34  
Blogger Vida de Praia said...

Somos duas, marta - sobre o Português e a política ;-P

13 novembro, 2007 19:17  
Blogger Vida de Praia said...

Somos duas, marta - sobre o Português e a política ;-P

13 novembro, 2007 19:17  
Blogger Marta said...

Eu gosto muito de Português!! Era das minhas disciplinas preferidas no secundário!! Mas apesar de saber aplicar a gramática correctamente, a verdade é que a teoria subjacente é nula! :P

13 novembro, 2007 23:02  
Anonymous Anónimo said...

Papel Químico, em "A e B" o "e" é uma conjunção copulativa? Olha que nem sempre. Às vezes B diz que tem dores de cabeça e não há cópula nenhuma. ;-)

Vida de Praia, claro que há sempre a Aspirina ou, como eu aprendi recentemente, o Paracetamol. É uma vergonha eu não andar a par das drogas analgésicas. :-)

13 novembro, 2007 23:17  
Blogger Vida de Praia said...

Eu também gostava muito de Português e até era relativamente boa a gramática, mas assim que vi o liceu pelas costas, de repente, esqueci-me de tudo...

Jaime: ha ha ha, eu ainda cheguei a pensar que seria arriscado falar muito de conjunções copulativas, um convite aberto à ”parvoeira”, mas enfim... um brinde aos analgésicos, olha.

E um breve update: o bloco de direita parece ter ganho com uma margem confortável - um votozito de confiança depois de 6 anos de governo. Não concordo com tudo, mas portaram-se relativamente bem, por isso está-se bem.

14 novembro, 2007 07:06  
Anonymous Anónimo said...

A Vida de Praia não gostou da piada das conjunções copuladoras/analgésicos. :-/

14 novembro, 2007 12:24  
Blogger papel químico said...

oh jaime, perdeste uma oportunidade de cair na piada fácil ; )

pois foi, vida, foi o que tu disseste, desculpa. tenho a mania de ler a correr e às vezes treleio...
: )

ai os blocos... se a vossa direita for tão esquerda como a nossa esquerda é direita então tá-se bem... : )

14 novembro, 2007 12:32  
Blogger Vida de Praia said...

Não desgostei da tal piada, jaime, mas já estava a adivinhá-la por ser tão fácil... e por já te começar a conhecer o estilo :-)

A nossa direita não é extrema, por isso está-se relativamente bem, papel químico ;-)

14 novembro, 2007 17:27  
Anonymous Anónimo said...

Não, Vida de Praia, ninguém me conhece realmente o estilo. Eu sou como um camaleão, quando as pessoas pensam que sabe de que cor sou, mudo-a. Sou como «uma cobra a serpentear no deserto.» (Esta última frase é uma citação de cabeça, e por isso provavelmente imprecisa, de uma afirmação do Ministro da Defesa do Iraque, sobra os militares dos EUA, aquando da invasão Norte-Americana.)

14 novembro, 2007 22:17  
Blogger Vida de Praia said...

Ouviram, pessoal?????... O jaime vai deixar de mencionar os tubarões a toda a hora! Agora vai começar a “imbicar“ pelas cobras! :-D

15 novembro, 2007 07:20  
Anonymous Anónimo said...

Ahahah, Vida de Praia! Diz isso à minhoca que apanhei na rua que vais ver a dentada que levas! (Tenho esperança de que a minhoca seja na verdade uma anaconda bebé.) :-)

15 novembro, 2007 12:11  
Blogger Vida de Praia said...

LOL :-D
Enquanto há vida, há esperança...

15 novembro, 2007 15:00  

Enviar um comentário

<< Home