quarta-feira, novembro 07, 2007

„Páááára!”
Chegámos a um ponto em que a preocupação com a saúde, se bem que importante, de vez em quando entra ao campo do exagero e da histeria. Já aqui falámos na discriminação a que as pessoas obesas estão sujeitas, e que por exemplo têm mais dificuldade em arranjar emprego por serem vistas através de uma luz negativa por causa da aparência. E até há quem anuncie que vem aí uma „epidemia“ de obesidade que precisa de ser travada a todo o custo. E numa tentativa de levar a cabo este plano profiláctico pelos vistos todos os métodos são poucos e cada vez mais criativos: propõe-se deixar o preço das passagens de avião depender do peso do cliente, por exemplo. Ou, como li há dias, introduzir carrinhos das compras „queixinhas” nos supermercados: cada vez que uma pessoa tem o „arrojo” de pôr no carrinho um pacote de batatas fritas ou coisa do género, é suposto o carrinho dar à lingua – pôr-se a chiar e avisar a alto som o conteúdo calórico ou percentagem de lípidos, glícidos e/ou sal do produto em questão. A ideia é apelar à consciência do consumidor – ou talvez em outras palavras fazê-lo corar e passar uma vergonha cada vez que vai às compras e lhe apetece qualquer coisa menos saudável. Claro que vergonha é um sentimento negativo e sentimentos negativos dão ainda mais vontade de comer coisas estúpidas como consolo e já estão a ver o ciclo vicioso que potencialmente se cria aqui, não é?

10 Comments:

Blogger Alecrim said...

Que horror!
(Faz-me lembrar o Harry Potter e os gritadores: cartas que desatavam a berrar com o destinatário, quando o destinatário se encontrava por exemplo no refeitório de um colégio interno, rodeado de alunos e professores)

07 novembro, 2007 13:56  
Blogger Vida de Praia said...

Terrível, não é? Pior do que ficção científica! :-S

07 novembro, 2007 14:50  
Blogger papel químico said...

talvez se voltem às alcofas : )

07 novembro, 2007 15:11  
Blogger Vida de Praia said...

:-)
Já me tinha esquecido da existência das alcofas - eu vou nessa (pesam mais, mas pelo menos não dão com a língua nos dentes)! ;-)

07 novembro, 2007 16:10  
Blogger Marta said...

Ainda bem que esses carrinho ainda não existiram nos dois hipermecados onde fui anteontem! :x
Eu bem tento fazer uma lista de compras, mas o marketing das guloseimas ao pé das caixas é terrível! :D
Pensando melhor, por mim, venham de lá esses carrinhos!! Quero lá saber se berram ou não! :P

07 novembro, 2007 17:50  
Blogger Vida de Praia said...

Ambivalente, marta?... ;-) Conta lá o que é que puseste no carrinho das compras :-P
Se o marketing das guloseimas ao pé das caixas não fosse tão massivo, não seriam precisos carrinhos „queixinhas”, aí é que está a incoerência!...

07 novembro, 2007 19:58  
Blogger Marta said...

Ora... alguns exemplos...
Pão de alho, pizzas, salame de chocolate, moedas de chocolate, batatas fritas, rebuçados, pacote de gomas, gelados, bolachas de chocolate, biscoitos,... Acho que posso parar por aqui!! :D
Pensando bem, as guloseimas ao pé da caixa é óptimo. É a altura em que já largámos os carrinhos, hehehehe :D

07 novembro, 2007 20:26  
Blogger Vida de Praia said...

Ai, ai, ai - ia ser uma chiadeira!...
Excelente argumento o das guloseimas ao pé da caixa ;-P

08 novembro, 2007 05:15  
Anonymous Anónimo said...

Psicóloga residente, escrevinhei um post no meu blog inspirado no teu post. Com um link para aqui para não dizeres que não te dão o devido crédito. :-)

08 novembro, 2007 12:55  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo crédito, jaime - já lá vou ler o que escrevinhaste ;-)
P.S.: Essa do psicóloga residente é nova :-)

09 novembro, 2007 16:42  

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