segunda-feira, outubro 29, 2007

Stress laboral
Se pensam que o que vos stressa no trabalho são as tarefas em si, talvez estejam um pouco enganados. O grande problema, segundo o que li num artigo recentemente, são os mails!… E nem me refiro aos mails com parvoíces que mandamos uns aos outros, mas somente a mails directamente relacionados com trabalho. Pelo que li, parece que só em 2006 foram mandados 6 triliões (6.000.000.000.000.000! Olhem só a quantidade de zeros! Só isso me dá stress…) de mails relacionados com trabalho a nível mundial. E não é raro um empregado passar entre 49 minutos e uma hora por dia a ler e a responder a mails – inclusive nas férias.
Segundo um estudo recente conjunto das universidades de Glasgow e Paisley entre 177 funcionários, 34% destes sentiam-se cada vez mais stressados pela corrente interminável de mails que recebem diariamente, que os interrompe durante o dia de trabalho e exige resposta quase imediata. Em contrapartida 38% achavam que os mails não os incomodavam grandemente, já que não se sentiam na obrigação de responder logo e como tal podiam estar descansados.
A explicação biológica para este stress é provavelmente que o cérebro fica cansado com tantas interrupções, e uma pessoa fica cada vez mais distraida por cada mail que recebe e, por conseguinte, menos produtiva.
Uma solução seria talvez minimar o número de vezes que se vai verificar se se tem mail – e desactivar aquele marcador que acusa a recepção de mails.
- “Pling.”
- …
- “Não ouvi nada…”

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cá para mim os autores do estudo foram muitas vezes interrompidos pelo e-mail.

O que é mesmo "stressante" é estar à espera de um e-mail por razões afectivas. É a versão moderna do estar a olhar para o telefone à espera que ele toque.

29 outubro, 2007 11:16  
Blogger papel químico said...

é curioso, mas eu senti que reduzi drasticamente as minhas emissões de stress quando consegui "domesticar" algumas pessoas (clientes e fornecedores) a enviar mails em vez de telefonar (isto a partir de 2000, para aí, em que não era *tão* vulgarizado como hoje). fica tudo escrito, logo há menos malentendidos, não é obrigatório responder logo logo, ao contrário de um telefonema e, mesmo que se responda logo, o facto de se escrever obriga a uma reflexão. é mais formal que um telefonema, pelo facto de ficar registado, mas menos que um fax (já devem ter morrido, esses, não?). mas lembro-me que tinha uma cliente cuja chefe a obrigava a imprimir todos os mails e a arquivá-los - DUH...!

29 outubro, 2007 12:17  
Blogger Vida de Praia said...

Imagino que seja esse o caso que os inspirou a levar a cabo o tal estudo - para ver se arranjavam argumentos científicos para conseguir que os conceituados colegas os deixassem em paz ;-)

Estou contigo nessa de que esperar por e-mails realmente importantes deve ser extremamente stressante :-S Fazes um estudo comprovativo disso?

29 outubro, 2007 12:17  
Blogger Vida de Praia said...

Um ponto de vista decididamente a favor dos e-mails - a possibilidade de documentação e de adiar uma resposta. E eu que DETESTO falar ao telefone confesso que também prefiro realmente o e-mail.
Quanto ao fax... RIP, creio ;-)
Já agora, qual era a ideia de imprimir e arquivar todos os mails?

29 outubro, 2007 12:21  
Blogger Marta said...

Eu também acho que é muito mais stressante receber dezenas de telefonemas por dia do que os e-mails...
Em relação ao stress laboral, venha ele, que eu continuo a ser psicóloga desempregada! :D

29 outubro, 2007 15:58  
Blogger Alecrim said...

No meu trabalho, o fax está vivo e de boa saúde, mails não há. Só para que conste...
:)

29 outubro, 2007 16:56  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelo ponto de vista pragmático em relação ao stress laboral, marta (mas shhhhiiu: oficialmente nós os psicólogos não pensamos assim... LOL) :-)
Alecrim: tens de me dizer onde trabalhas - um sítio com fax e sem mails é digno de uma reportagem ou coisa do género ;-)

29 outubro, 2007 19:03  

Enviar um comentário

<< Home