quinta-feira, outubro 25, 2007

Para trás e para diante, vira o disco e toca o mesmo
Eu de novas tecnologias só sei o muito básico. Mas uma vez por outra espanta-me não termos avançado mais do que é o caso: os aviões voam à mesma velocidade do que há 50 anos atrás, os carros ainda são um veículo completamente terrestre, não voam, e veículos anfíbios continuam em fase experimental. E não avisto nenhuma das perspectivas apresentadas em filmes de ficção científica como o “Espaço 1999” no futuro mais próximo.
No entanto reconheço que ninguém sonhava talvez ver a Internet ou os telemóveis como lugar comum há 10 ou 15 anos atrás. Nem se pensaria talvez que viria a acontecer uma autêntica explosão no campo dos canais de televisão ao dispor de cada um. Se tivéssemos televisor cá em casa (o que não é o caso, por opção – ok, ok, estamos em 2007, já sei!...), teríamos acesso a um mínimo de 38-40 canais. É um sinal ou consequência de que certas coisas se desenvolveram imenso.
Entretanto o progresso tem custos e há quem fale na tragédia de, com tanta oferta, não termos já em comum o que vemos na televisão e por conseguinte vivermos em mundos culturais muitíssimo diferentes.
Sempre dois passos à frente, Bill Gates não quis deixar de se pronunciar ou participar nesta questão e já arranjou solução – e mais um mercado: a Microsoft está a projectar integrar uma espécie de Messenger nos televisores, combinando ver televisão com “conversas virtuais” com os amigos; recuperando assim a possibilidade de ganharmos o mesmo sentido de comunidade de antigamente. Tipo:
- “estou a ver futebol na Eurosport. E tu?
- “está a dar um documentário interessante na RTP2.
Segundo percebi, a ideia é até poder estar a ver o mesmo programa em simultâneo e ver o que o amigo do outro lado da “linha” viu anteriormente, sincronizando desta forma os hábitos televisivos.
Francamente, parece perda de tempo tudo o que se alcançou nos últimos anos e mais valia termo-nos ficado pelos dois canais.

9 Comments:

Blogger Marta said...

Estou com pressa para almoçar, mas depois já cá venho para comentar o post e falar de tubarões, hehehehe :)

25 outubro, 2007 14:35  
Blogger papel químico said...

no tempo dos dois canais aparecia uma estrelinha no canto superior direito quando estava a começar um programa no outro canal. eu parei mais ou menos nessa fase (pronto, vejo - pico - para aí uns 3 ou 4 regularmente, mas não sei para que servem 30 ou 40 canais, francamente).

25 outubro, 2007 15:50  
Blogger Marta said...

Eu aprecio as novas tecnologias qb. Sou do tempo de sermos 4 em casa e termos 1 televisão com 2 canais, depois mudámos de casa e apareceram mais 2 canais e mais 1 TV para a cozinha... Depois a minha irmã trouxe a dela da casa onde estava a estudar... E entre avarias e reparações, actualmente tenho 5 Tv's em casa e 3 pessoas. Eu sei que é um exagero, mas habituámo-nos. Quanto aos canais. permanecemos com os míseros 4, e sinceramente só desejava ter a Fox e a Sport Tv. No entanto, quando estou em casa, a minha Tv resume-se a notícias, futebol e Morangos com Açúcar. Ou desligada.
Já o computador, isso é outra história. A net é a primeira coisa que ligo mal acordo e a última que desligo antes de adormecer. Sou viciada, não digo que não. Mas enfim :)
O telemóvel até me esqueço que existe. Serve essencialmente para comunicar com as pessoas que não têm ou não recorrem habitualmente ao Messenger, ou para receber chamadas. Pouco mais.
Gosto da evolução tecnológica mas só até certo ponto, até porque me faz confusão ver putos que mal sabem ler a dominar completamente a Tv, jogos de computador, playstations, internet, telemóveis e outras tecnologias topo de gama. Isso sim, faz-me confusão!

25 outubro, 2007 16:43  
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de quando a SIC começou a emitir, com uma apresentação toda "xpto". E de quando se dizia que TVI queria dizer TeleVisão da Igreja. Agora só vejo filmes (de preferência com a Mademoiselle Tautou!) e um ou outro episódio de uma série jeitosa como o CSI ou o House. Ah!, e claro, documentários sobre tubarões. :-P

(Estive um bocado ocupado nos últimos dias a preparar uma aulas e a arrancar um dente, daí ter "desaparecido".)

25 outubro, 2007 17:06  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pelos comentários animados, pessoal.
Quando saí da casa dos meus pais e ”emigrei” (no melhor sentido possível do termo) também só tinhamos um televisor e 2 canais, por isso nunca me habituei aos 3 televisores e ao rol aparentemente infinito de canais triviais e desinteressantes (RTL, RAIuno, TVE, etc) que têm na casa da minha mãe. Logo percebo-te perfeitamente, papel químico.
Uso a net bastante e o telemóvel restritamente como a marta - que se esqueceu de voltar à conversa dos tubarões ;-) - e fazem-me confusão as mesmas coisas que menciou.
Se vejo televisão (agora tenho acesso no pc e como sou obrigada a pagar a taxa por ter banda larga...) é, como o jaime, que em contrapartida não deixou passar a oportunidade de mencionar os tubarõres e a a Mademoiselle Tautou ;-), para ver filmes ou uma vez por outra futebol (e alimentar o vício Cristiano Ronaldo) ou as notícias.

25 outubro, 2007 19:20  
Anonymous Anónimo said...

Ah, aqui alguém gosta do Cristiano Ronaldo, é? Estou a ver... Estou a mesmo a ver... Mas é que estou "mesminho" a ver... :-)

25 outubro, 2007 19:22  
Blogger Vida de Praia said...

He he... pois é... mas já confessei isso há muuuuuuuuuuuito tempo ;-D ’tás a ver o esquema...

25 outubro, 2007 19:40  
Blogger Marta said...

Eu não me esqueci dos tubarões! :) Só achei por bem dar-te uma folga, hehehehe

25 outubro, 2007 21:40  
Blogger Vida de Praia said...

LOL
Obrigada, então.

26 outubro, 2007 06:51  

Enviar um comentário

<< Home