terça-feira, agosto 08, 2006

Vícios
Vício: 1. defeito pelo qual uma pessoa ou uma coisa se afasta do tipo considerado normal, ficando inapto a cumprir determinado fim; 2. hábito profundamente enraizado de acções consideradas moralmente condenáveis; libertinagem; desmoralização; 3. mau hábito; costume condenável; 4.erro contra as regras da arte ou da ciência; 5. propensão irresistível; disposição natural; 6. erro; 7. imperfeição; 8. dependência em relação ao consumo de determinada substância (álcool, tabaco, etc.) (© Porto Editora).

Os seres humanos são propensos a vícios. Desde muito cedo porém que me pude vangloriar de os não ter já que não fumo, não bebo, não me drogo, não rôo as unhas e não aponto, que apontar é feio. Mas uma análise mais objectiva da minha pessoa à luz do que define o vício revelaria certamente que esta postura de ser melhor que os demais não corresponde à verdade. Por curiosidade decidi-me portanto a pôr o orgulho de lado, pôr mãos à obra e vasculhar as minhas profundidades. E nem querem saber o que encontrei!... A minha lista de vicios, se bem que não dos mais prejudiciais, penso eu, ficou mais longa do que esperava:
  • blogar (obviamente!)
  • ver se chegou algo à minha caixa de correio electrónica, quinze vezes por dia
  • ler o blog do Cristiano Ronaldo
  • beber café, vários ao dia, e chá se me apercebi que já ultrapassei por muito a minha dose de café
  • não deixar luzes acesas nem portas abertas quando saio de um local, mesmo que volte brevemente
  • pôr wallpaper do Cristiano Ronaldo no monitor
  • ler a diária do Calvin & Hobbes na página do Público na internet
  • lavar as mãos depois de um aperto de mão, sempre
  • falar do Cristiano Ronaldo sempre que tenho ocasião
  • começar um caderno cuidadosamente com letra bonita e ir abandalhando à medida que vou escrevendo
  • comer iogurtes - podia aliás viver a iogurtes - e café
  • andar com a camisola 17 da selecção, quer durante o Mundial quer depois
  • esferográficas, lápis, lapiseiras, marcadores, enfim tudo quanto seja material escolar
  • ser incapaz de entrar numa loja sem que lá esteja pelo menos um cliente dentro
  • ter várias camisolas 17
  • guardar os bilhetes do cinema
  • bordar as frases com "sempre", "nunca" e outras generalizações grotescas desse género. Sempre
  • não usar as coisas se são novas e bonitas demais, para se manterem novas - somente as guardo e contemplo
  • comprar revistas triviais só por trazerem artigos sobre o Cristiano Ronaldo
  • guardar coisas com imagens de girassóis, morangos ou orquídeas
  • guardar moedas novinhas em folha
  • ver comédias românticas vezes sem conta
  • ter tantos vicios relacionados com o Cristiano Ronaldo.......?

É por estas e por outras que não me dou a autoanálises muitas vezes, nem dou largas à curiosidade!... Ora tratando-se como se trata de hábitos profundamente enraizados e propensões irresistíveis, para quê então descobri-los apenas para ficar frustrada ou demasiado ciente de mim própria uma vez que certamente são difíceis de alterar? Posso cortar no café. Mas não consigo abdicar da lavagem de mãos, dos iogurtes e do Cristiano Ronaldo!

12 Comments:

Blogger papel químico said...

: )) cristiano ronaldo???
you think you know someone...!
o cr tem um blog???
só vês o mail quinze vezes por dia? isso não se pode considerar vício. eu vejo de três em três minutos : ) devo ser um caso de internamento.

08 agosto, 2006 10:56  
Blogger papel químico said...

tive de apagar o outro comentário pq tinha uma gralha horrível : ) certamente devida à influência perniciosa do vosso dicionário.

08 agosto, 2006 10:57  
Blogger Vida de Praia said...

Pois é, pois é...you think you know someone e na volta... : D Mas pensei que sabias pelo entusiasmo com que sempre abordo o tema Cristiano Ronaldo : ) Se calhar sabias, mas não te tinhas apercebido da gravidade. Não falemos portanto de internamentos : )
Não me tinha apercebido de que o comentário apagado era teu e apaguei-o. Perdão pela influência perniciosa do nosso "dicionário". Mais uma razão para escrever uma senhora missiva ao editor o mais depressa possível.

08 agosto, 2006 11:22  
Blogger papel químico said...

não sabia, confesso. e tb n sabia que lavavas as mãos depois de cumprimentares alguém. sempre. isso deve chamar-se complexo de lady macbeth, praí...!

08 agosto, 2006 12:00  
Blogger Vida de Praia said...

Lá ser um complexo é, mas o de saber que muita gente não lava as mãos, nem quando é prescrevido pelas leis mais básicas da higiene : P Não sabia que a lady Macbeth era lavadora de mãos compulsiva ... mas tb já não leio Shakespeare há anos e anos, nem nunca vi uma ópera de Verdi.

08 agosto, 2006 12:12  
Blogger papel químico said...

a lady macbeth lavou as manchas imaginárias de sangue das mãos enquanto dormia, não é bem a mesma coisa : ) e daí...
podes ler a cena em que o médico (ou um psicólogo avant la lettre!) a vai examinar, devido a esta estranha condição de sonambulismo em: http://www-tech.mit.edu/Shakespeare/macbeth/macbeth.5.1.html

08 agosto, 2006 15:41  
Blogger Vida de Praia said...

Aaaah, estou a ver... obrigada pela dica literária. Quem não conhece ou não se lembra dos seus clássicos safa-se pela internet - se tem amigas que conhecem e se lembram dos seus clássicos e das referências relevantes na internet ; )

08 agosto, 2006 17:35  
Blogger tikka masala said...

Fiquei estupefacta com essa do Cristiano Ronaldo. E com a dos bordados! Não posso dizer que te conheço, mas olhando para ti não te imagino a fazer uma coisa nem outra. De qualquer forma, não são vícios propriamente graves. Pelo menos ao pé dos meus, que nunca me atreveria a expor num blog!

08 agosto, 2006 17:35  
Blogger papel químico said...

tikka, acho que os bordados eram metafóricos : )
embora também pudessem ser paninhos com a imaem do 17 em ponto de cruz e a palvra "sempre" ; )

08 agosto, 2006 19:09  
Blogger papel químico said...

vida de praia, escreve lá outro post rapidamente, para ver se o pobre do blog digere o 17. o miúdo ficou-se-lhe atravessado na garganta!

08 agosto, 2006 19:46  
Blogger Vida de Praia said...

Com que então o miúdo ficou atravessado na garganta do blog, hein?! WHO said that??? Ai, ai ai: deixem de "entrar" com o "meu menino"!
Vamos lá a clarificar uma coisa: sim, os bordados eram mesmo metafóricos. Posso ter muitos vícios caricatos, alguns deles doentios até, admito, mas nem dou para o macramé nem faço ponto de cruz. OK? Mas a dos paninhos estava gira - 17 sempre! : )

08 agosto, 2006 23:23  
Blogger Vida de Praia said...

Aliás tb não há tanta razão para estupefacção sobre o vício CR - eu não tinha avisado já de antemão que no fundo, no fundo - e igualmente à superficie - sou uma teenager? É precisamente neste tipo de coisas que se vem a ver ; )

09 agosto, 2006 07:01  

Enviar um comentário

<< Home