segunda-feira, agosto 07, 2006

Quem conta um conto acrescenta um ponto
Costumo ser bastante descontraída com o que ingiro fazendo uma dieta relativamente equilibrada, sem grandes sacrifícios. Mas fazia-me bem à auto-estima perder uns quilitos ainda este Verão. Decidi portanto que amanhã vou começar a fazer dieta. Já me aconselhei com os peritos - neste caso as peritas, como é óbvio - e, inspirada pelos seus bons resultados, escolhi uma daquelas dietas que consiste em pesar as porções correspondentes a um x número de pontos. Também já calculei que com a altura e peso que tenho actualmente, as refeições que faço durante o dia não deverão ultrapassar um total de 18 pontos. Será muito ou passarei fomeca? A única maneira de descobrir foi consultar uma lista bem longa e elaborada que traduz os diversos alimentos em termos de pontos.
Só para dar uma ideia: uma tosta 1 ponto, uma fatia de queijo 1 ponto, duas colheres de mel ½ ponto, um cappucino 2 pontos, um sumo 1 ponto, um iogurte de fruta magro 2 pontos, um copo de leite magro 1 ponto, cinco azeitonas 1 ponto, uma posta de salmão fresco 4 pontos, uma perna de frango sem pele 2½ pontos (com a pele 4½), um bife de vitela 3½, noventa gramas de pasta 2 pontos, uma tacinha de arroz doce 4½-5, quinze cerejas ou dez bagos de uva 1 ponto, um copo de vinho 2 pontos. Para quem não gosta nada de fazer contas o desafio será duplo. Vegetais como a cenoura, os brócolos e as alfaces não contam, podem comer-se à vontade para além dos pontos. Em contrapartida três peças de fruta é o limite diário devido ao seu teor elevado de hidratos de carbono.
Tenho a clara impressão que vou comer muita cenoura, brócolos e alface durante os próximos tempos.
Adeus queijinhos, adeus azeitonas a granel, adeus fruta ad libitum, adeus vinho.
Mas reservarei as despedidas para amanhã.
Desejem-me boa sorte que bem vou precisar!

6 Comments:

Blogger papel químico said...

boa sorte amiga. isso parece-me tudo muito complicado, mas tu é uma rapariga inteligente! eu emagreceria só a tentar perceber a mecânica da coisa. se resultar depois manda-me a tal dieta : )

07 agosto, 2006 11:48  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada. Fica combinado. Talvez seja essa mesma a mecânica desta dieta - perder-se a fazer contas de tal forma que se esquece de comer : )

07 agosto, 2006 12:14  
Blogger tikka masala said...

O que mais irão inventar para entusiasmar as mulheres a fazer dieta, meu deus!... Olha, eu prefiro o meu sistema: esquecendo os pontos, tentas simplesmente perder peso. E cada vez que perderes um quilo, o teu marido oferece-te uma peça de roupa à tua escolha. Que tal?!

07 agosto, 2006 21:35  
Blogger Vida de Praia said...

Ora aí está uma excelente ideia: uma dieta movida a recompensas. Pela tua figura, deves ter um guarda-roupa grande, não?
Beleza a quanto obrigas...onde é que eu já ouvi isto? : )

08 agosto, 2006 17:21  
Blogger tikka masala said...

Hahaha! Esqueci-me de referir que não emagreci nem um quilinho! E, claro, também não ganhei nem uma cueca nova...

08 agosto, 2006 17:29  
Blogger Vida de Praia said...

Ah, pois, 'tou-te a ver, ó melga... mas que "rico" conselho, portanto. Acho então melhor voltar à minha dos pontos - combinando-a com a das recompensas a ver no que dá; que dê pelo menos para uma cueca nova, pá!... : )

08 agosto, 2006 23:15  

Enviar um comentário

<< Home