sábado, dezembro 29, 2007

Asseio ou quê?…
Pronto e é desta que vão pensar que sou uma neurótica com a mania das limpezas, lavadora compulsiva de mãos etc. e tal; mas não, nem por isso: lá isso de lavar as mãos a toda a hora já vos confessei que pratico, mas só faço limpezas uma vez por semana – ou pelo menos foi o que fiz até aqui...
... é que li há dias uma lista com o top 3 da presença bacteriana, segundo o site digg.com. E aqui fica para vossa informação (e, se forem um nadinha como eu, também para vosso horror):
- o lava-loiças (tipicamente mais de meio milhão de bacterias por cada 2,5 cm. de cano)
- os lavabos no avião (onde se detectam com regularidade bactérias do tipo coli no lavatório)
- a máquina de lavar e a roupa acabada de sair de lá (onde o mesmo tipo de bactérias parecem sobreviver à lavagem normal).
...
...
Só um momento: vou desinfectar o meu lava-loiças e dar uma lavagem de 90 graus à roupa que tinha acabado de lavar a 60. E se tivesse um bilhete de avião para uma viagem mais longa em que por motivos óbvios não pudesse evitar ter de usar o lavabo, cancelava-o já.

5 Comments:

Blogger papel químico said...

mas não é bom estarmos expostos às bactérias? elas não fazem parte do "ecossistema" (so to speak)? o combate desenfreado às bactérias não está a aumentar a resistência aos antibióticos e outros medicamentos? (isto são dúvidas genuínas da minha parte) claro que temos de nos preocupar com a higiene, mas não ao ponto de querer erradicar todos os microorganismos do nosso ambiente. se formos pensar nos monstros nogentos que vivem nos nossos lençóis e se alimentam de partículas da nossa pele não dormimos!
e é por causa dessa fobia antibacteriana que acabaram com a produção de queijos, compotas e fumados caseiros em portugal - isso sim é que foi um verdadeiro atentado.

29 dezembro, 2007 12:00  
Anonymous Anónimo said...

Lembro-me de há tempos ter ouvido (na televisão?) que aquela tábua de madeira onde se corta a carne e o peixe é um paraíso para as bactérias. Provavelmente porque pedacinhos microscópios de carne ficam na madeira humedecida, criando um "caldinho" cheio de comida para as bactérias.

Nos lavabos dos aviões o que se deve encontrar mais é esperma e fluídos vaginais. Misturados. Penso que dispensam mais explicações. :-)

29 dezembro, 2007 15:01  
Blogger Vida de Praia said...

Detesto a ideia de microorganismos por todo o lado, mas também estou em dúvida se será boa ideia tornar tudo clinicamente estéril à nossa volta, papel químico, uma vez que têm lá a sua utilidade. E estou contigo em relação ao exagero que levou à proibição da produção de produtos alimentares tão saborosos como os queijos e os fumados.

Já tinha ouvido falar nessa da tábua de madeira, jaime - por isso é que as minhas (nota o plural: não misturo carne com mais nada) são de plástico :-)
Em relação aos lavabos dos aviões dispensam-se mesmo comentários e explicações ;-P

29 dezembro, 2007 15:45  
Blogger Marta said...

Eu acho que deves lavar a roupa toda a 90 graus, sim senhora :D Depois não te queixes que tens de ir comprar roupa nova porque a tua encolheu toda! :D

29 dezembro, 2007 16:39  
Blogger Vida de Praia said...

Ha ha ha... ou o alibi perfeito!!! para ter de renovar o guarda-roupa ;-P

29 dezembro, 2007 23:08  

Enviar um comentário

<< Home