quarta-feira, dezembro 26, 2007

Prendinhas!
Este ano também não recebi prendas de Natal parvas como as há aos montes por aí. Li por exemplo que a Associação Protectora dos Animais da Nova Zelândia tinha editado um
CD de Natal para cães, em que o grupo The Underdogs tocava o número “Silent Night” numa frequência tão alta, que só mesmo os cães é que a conseguem ouvir. O CD traz também supostamente um video, em que 14 cães e modelos estão trajados de Pai Natal.
Não, não, este ano tive como já é costume imensas prendas giras: o meu perfume favorito - duas vezes :-) - o mais recente livro de cozinha do Jamie Oliver, mais um perfume, um filme, um dvd com os melhores videoclips dos Duran Duran, um livro e uma caixa de chocolates. E as prendas do meu irmão e cunhada, que ainda vêm a caminho, são sempre excelentes.
E vocês? Ficaram satisfeitos?

7 Comments:

Blogger papel químico said...

que bom! eu contento-me a ver o homem-aranha a desembrulhar as prendas, embora tenha também recebido algumas que já usei : ) da maravilhosa encomenda que recebemos só um embrulho sobreviveu até ao Natal (o da toalha). muito obrigada!!!

26 dezembro, 2007 13:27  
Blogger Marta said...

Por aqui, o Pai Natal não se pauta pela generosidade: acabamos por comprar uma pequena lembrança uns aos outros, como simbolismo. As minhas duas prendas mais especiais foram mesmo o emprego e uma caixinha de música! :)

26 dezembro, 2007 15:28  
Blogger Vida de Praia said...

De nada, papel químico. Ainda bem que gostaram :-) O que disse o Homen-Aranha à toalha com o padrão do mesmo?

Ai o maroto do Pai Natal da Covilhã!... Mas em contrapartida, as prendas que recebeste foram óptimas, não foram, marta? ;-)

26 dezembro, 2007 16:18  
Anonymous Anónimo said...

Se a frequência é assim tão alto, como é que fica gravada no CD? É que tendo o CD uma amostragem de 44,1 KHz, só deve gravar frequências até aos 44,1 KHz / 2 = 22,05 KHz. Isto fica acima do limite da audição humana (que, se não me falha a memória, começa nos 20 KHz e cai com a idade) mas não muito. Acho eu. Seria um Super Audio CD ou algo do género?

26 dezembro, 2007 16:29  
Blogger Vida de Praia said...

Estás a ser muito técnico, ó jaime. Imagino que dê para medir de uma forma qualquer avançada, com um medidor de KHz talvez, se ficou gravado ou não. Da mesma forma que se fabricam os apitos para cães: como é que se sabe que frequência têm, hã? Seria de qualquer das maneiras a prenda ideal para as tuas cadelas, não? ;-)

26 dezembro, 2007 17:43  
Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, para ver se algum som (para além de "ruído de fundo") está gravado no CD, ocorre-me "rippar" (copiar) o CD para um ficheiro no computador e ver o conteúdo do ficheiro num editor de áudio.

O que digo - sem certeza! - é que um CD de audio vulgar só regista fielmente frequências até 22,05 KHz. Isso é consequência de duas coisas:
- a amostragem do CD ser 44,1 KHz;
- o teorema de Nyquist–Shannon.
Não é uma questão de nós (humanos) ouvirmos ou não, mas de o som nem ser fielmente gravado no CD. Aqui está uma aplicação destes dois pontos ao caso particular dos vulgares CDs de áudio.
Mas nunca estudei isto, só o sei como "cultura geral", pelo que posso estar a dizer asneiras. Alguém aqui conhece um engenheiro de som?

E agora eu calo-me. :-)

26 dezembro, 2007 19:19  
Blogger Vida de Praia said...

???... :-S
Não percebi peva, portanto até bem podes estar a dar-me baile! Cultura geral, hein?... Acabas de comprovar um dos meus preconceitos em relação aos matemáticos, nomeadamente que são uns “nerds”... agora quero ver-te ficar calado ;-P

27 dezembro, 2007 18:09  

Enviar um comentário

<< Home