Conversas pseudo-científicas
Ontem aproveitámos o bom tempo para ir dar um passeio à beira-mar. Reparámos que o sol estava bastante mais baixo no céu do que nos meses de Verão. O que, como da outra vez, deu azo a especulações:
- (ele): “daqui a seis meses estamos ali” (apontando para um lugar a um ângulo de 180 graus em relação à nossa posição actual, do outro lado do sol).
- (eu): “sim, porque a Terra revolve à volta do sol numa órbita elíptica e está tanto frio neste momento, porque estamos exactamente na ponta da elipse e portanto mais longe do sol; daqui a seis meses devemos estar na ponta oposta”.
- (ele): “mas daqui a seis meses faz bem mais calor do que agora, por isso não pode ser...”Ambos com ar intrigado mudamos de assunto:
- (eu): “não é engraçado que apesar de a Terra se movimentar em volta do sol e do seu próprio eixo rapidíssimo, não sentirmos nada? Imagina se fosse como estar num carrossel e uma pessoa ficasse tonta... porque será que não acontece?”
Novamente ambos com ar de quem não é uma enciclopédia itinerante e nova mudança de assunto:
- (ele): “gostava de ir à Lua um dia.”
- (eu): “boa! Mas vais sem mim.”
- (ele): “então porquê?”
- (eu): “porque não me apetece passar anos e anos nessa viagem.”
- (ele): “anos e anos? Não, nem pensar: uma nave espacial vai a 40.000 quilómetros por hora e punha-nos lá em 7 horas.”
- (eu): ”sete horas?!! O quê?! Demora tanto tempo a chegar à Lua como ir daqui a Oslo de carro? ‘tás a gozar...”
- (ele): “não, juro-te.”
É tão divertido filosofar sobre o que não se sabe, multiplicando a fantasia pela ignorância.
Às vezes penso que não aprendi rigorosamente nada na escola...
(fotos: Wikipedia)
9 Comments:
Vida de Praia, se me permites "largar" aqui algumas notas científicas que estive a ver numa enciclopédia (porque não as sei de cor...)... :-)
Acho que as estações não têm a ver com a distância da Terra ao Sol. Até porque quando é verão no hemisfério norte, é inverno no hemisfério sul, apesar de ambos distarem o mesmo ao Sol. Tem a ver com uma metade da Terra apanhar mais sol do que a outra metade devido à inclinação do eixo de rotação relativamente ao plano da órbita. Vide aqui.
Acho que as viagens à Lua demoram uns dias. Por exemplo, a Apolo 11 aterrou na Lua quatro dias depois de partir da Terra.
Como eu também não entendo nada do que acabei de ler, retiro uma conclusão: somos psicólogas, não somos astrónomas! :D
apesar das explicações verdadeiramente científicas se terem democratizado com a internet, continuo a achar mais divertidas as vossas conjecturas pseudo-científicas : ) admiro os vossos passeios. eu sou tão preguiçosa que não tiraria partido nenhum de viver tão perto do mar (a não ser no verão, claro : )
Jaime: agradeço as notas científicas e o link ao artigo na Wikipedia. Agora que me “digeriste“ a matéria, creio que foi precisamente isso que o meu cara-metade me tentou explicar ontem em relação às estações. Quanto à distância entre aqui e a Lua, foi novidade para ambos, he he he.
Marta: podes crer, esse é o “alibi“ perfeito para a “santa ignorância“ nestes assuntos :-D
Papel químico: obrigada. Sim é divertido conjecturar e chegar a conclusões baseadas em menos de nada :-) Sem os meus passeios à beira-mar não passava. Da próxima vez que cá vieres, não escapas ;-)
Quem me dera a mim morar à beira mar :( Mas... demoro à volta de 3 horas para lá chegar... e isto das finanças não permite ir lá tantas vezes quantas as que desejo!
Se eu for à Dinamarca, tenho casinha? :P
Morar à beira-mar foi o melhor que me podia ter acontecido, digo-te.
Claro que tens casa se vieres à Dinamarca - desde que deixes o Froide em casa ;-P
Oh pá... Eu acho que ias gostar de conhecer o Foidi! :(
Qualquer dia ponho uma foto dele no meu blog :P Depois decides! :P
Põe lá a foto do bicho, mas aviso-te de antemão que não vou muito à bola com cães, pá: pela sua dependência, o cheiro, o nariz molhado e a mania de se porem a cheirar o que não devem, nomeadamente... tu sabes... he he :-S
Mas pronto, vou tentar não ser preconceituada em relação ao teu Froide.
freud explica...
he he he
(não resisti à piada fácil)
Enviar um comentário
<< Home