sábado, dezembro 15, 2007

Energias verdes
A mim a energia solar sempre me fez imensa confusão; não o facto em si de ser possível capturar e até acumular energia solar, mas mais a questão de o que fazer no Inverno em que o sol é escasso e podem passar vários dias em que o céu está tão nublado, que poucos são os raios de sol que trespassam as nuvens (imagino eu). Será que alguém tem somente energia solar, ou é preciso um reforço, um plano de emergência, pelas razões que descrevia anteriormente, tal como os barcos à vela que têm um motor suplementar para o caso de não haver vento nenhum?
Voltei a pensar nesta questão há dias quando li sobre uma invenção vinda da Universidade de Tecnologia de Taiwan: uma cadeira de rodas a energia solar. Segundo os inventores a cadeira pode andar 12 quilómetros por cada bateria solar, enquanto que as de baterias eléctricas só andam 7 quilómetros por cada bateria. Para além desta vantagem aparentemente evidente, a energia solar custa menos dinheiro.
É tudo muito bonito e viva o ambiente. Mas voltamos à minha pergunta: e se se acabar o sol, se de repente o céu se encher de nuvens, ou se escurecer de repente e não dér para regarregar a bateria solar? Não nos arriscamos a que um deficiente páre num cruzamento ou noutro sítio chato do género?

4 Comments:

Blogger Marta said...

Provavelmente, terá uma bateria para essas situações!

15 dezembro, 2007 14:45  
Blogger Vida de Praia said...

Esperemos que sim, senão... eu já estava a imaginar uma cena bastante macabra numa passagem de nível ou num daqueles cruzamentos com imenso trânsito num dia subitamente encoberto... :-S

15 dezembro, 2007 19:00  
Anonymous Anónimo said...

Se não houver sol, o passageiro aponta uma lanterna às células fotoeléctricas. É triste que eu tenha de te explicar isto! :-)

15 dezembro, 2007 21:10  
Blogger Vida de Praia said...

Olha, obrigada, nunca tinha pensado nisso. E as células fotoeléctricas deixa-se enganar tão facilmente?... (ah, e mais uma vez obrigada pela crítica - conhecendo-te já um bocadinho, não a levei a peito)

16 dezembro, 2007 10:10  

Enviar um comentário

<< Home