quarta-feira, dezembro 12, 2007

Empregos desapontantes
Se forem como eu – e pelos vistos a maioria da população – gostam de ver aquelas séries televisivas sobre advogados, médicos e tal, que criam uma imagem dessas profissões como sendo fascinantes e glamorosas. E como possivelmente não conhecem ninguém nestas profissões, não ouvem as descrições da vida real, e como tal estas percepções não são corrigidas e há para aí imensas fantasias deste género em circulação.
Mas segundo li há dias, a US News aproveitou ter de galardoar a melhor profissão do ano para galardoar também a que se valoriza mais exageradamente. Basearam-se em 2.500 conversas com diversos profissionais. No topo da lista das valorizações exageradas encontramos a publicidade e a advocacia, carreiras desejadas por muitos, mas que desapontam, quando uma pessoas começa a trabalhar nessas áreas e se apercebe do verdadeiro conteúdo das tarefas e a quantidade de horas de trabalho que exigem.
Hmmm… esta minha mente desconfiada…: ou isso, ou são profissões tremendamente fixes que os profissionais em questão querem manter só para eles, tentando criar rumores negativos para afastar a potencial competição. É que depois de ver montes de filmes e séries sobre advogados, ninguém me convence que não é fantástico levar um caso a tribunal!

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

E tratador de tubarões?

Anónimo

12 dezembro, 2007 13:17  
Blogger papel químico said...

o direito seria o último curso na vida que tiraria (que seca!). a publicidade é boa para que gosta do mundo da competição desenfreada e impiedosa. not my cuppa tea.
esqueceste-te de falar nos médicos. há dezenas de séries sobre médicos e hospitais e também não é por isso que me imagino a mexer em vísceras ou a entubar pessoas.

12 dezembro, 2007 13:21  
Blogger Vida de Praia said...

Boa tentativa, jaime - querias ser anónimo, mas a dica sobre os tubarões não aponta para mais ninguém senão para ti... ;-) Duvido que ser tratador de tubarões seja uma profissão exageradamente valorizada ou propriamente glamorosa, mas não tenho a certeza... e não queria ferir as sensibilidades de ninguém...

Estava a tentar ser irónica neste post. A minha opinião sobre direito e medicina podiam ter sido tiradas a papel químico :-D - em relação ao primeiro, seeeeeeeeeeeeca mesmo!, odeio ter de decorar factos, parágrafos, etc. e tal e odeio ainda mais competição desenfreada e impiedosa; em relação à segunda (que por motivos que me iludem não vinha referida no tal estudo): yuck :-P exactamente pelas razões que descreveste tão pitorescamente. Para além disso conheço médicos suficientes para saber que têm umas condições de trabalho lixadas, enquanto que eu adoooooooro ter horários relativamente regrados e as noites e fins-de-semana livres ;-)

12 dezembro, 2007 13:46  
Blogger papel químico said...

mas por que é que não fui para psicóloga...?
; )

pensando bem... neste país estaria provavelmente desempregada ou a trabalhar em regime de voluntariado numa ipss.

12 dezembro, 2007 15:13  
Blogger Vida de Praia said...

:-D ... ou :-S
... o que é uma ipss?

12 dezembro, 2007 15:51  
Blogger Alecrim said...

Faço minhas as palavras da papel químico. Também não é a minha "chávena de chá" (que expressão gira!)...(óbviamente fica rídicula traduzida, mas não resisto)

12 dezembro, 2007 16:19  
Blogger papel químico said...

os brasileiros dizem "não é a minha praia", alecrim : ) mas eu prefiro a tua tradução.

vida, uma ipss é uma instituição particular de solidariedade social.

12 dezembro, 2007 17:08  
Anonymous Anónimo said...

Há poucos tratadores de tubarões porque têm uma esperança média de vida de 2 meses e 8 dias. Dependendo do tubarão, claro.

Anónimo

12 dezembro, 2007 21:16  
Blogger Vida de Praia said...

Também prefiro a tradução da alecrim. A expressão brasileira, sim, soa ridícula e testemunha sobre o facto de que os brasileiros não sabem o que é bulir; é só praia :-)

Obrigada pelo esclarecimento, papel químico. Eu em siglas sou praticamente analfabeta.

Jaime, quer-se dizer... anónimo: então por enquanto tens ultrapassado a esperança média de vida na tua profissão... ;-)

13 dezembro, 2007 07:18  

Enviar um comentário

<< Home