terça-feira, dezembro 04, 2007

À italiana
Lembram-se de termos estado na Toscana 15 dias em Março? Ora bem, uma férias em beleza e vimos imenso, porque tinhamos alugado um carro. Tivémos imenso cuidado com o estacionamento, porque especialmente em Florença há bastantes restrições ao trânsito e em vários sítios só os locais é que têm direito a estacionar.
Num dos dias em que estivémos na cidade e íamos visitar museus, para evitar andarmos às voltas à procura de lugar para estacionar, pusémos o carro num parque de estacionamento subterrâneo e pagámos pelas horas em que estivémos ausentes. E pensávamos que estava tudo na melhor ordem...
... mas não é que ontem inesperadamente recebemos duas contas de €91 cada por supostas infracções ao código da estrada italiano nesse mesmo dia, mais precisamente, por supostamente termos circulado em lugares de trânsito limitado sem ter licença – uma 15 minutos depois de sairmos do parque, estando nós a caminho da saída da cidade, numa rua bastante movimentada; e outra uma hora e meia depois, quando já estávamos fora de Florença? E nas ditas contas ameaçam proceder com acção legal europeia, segundo o acordo lá não sei o quê, caso não façamos as devidas transferências bancárias nesses valores.Mas acreditam nisto? O que é que estes tipos pensam?!...
E porque é que só nos mandaram as continhas, ou a multas, ou lá o que são, a 30 de Novembro, não faço ideia, mas calculo… com o Natal à porta e os srs. guardas com prendas para comprar e talvez pouco dinheiro para gastar... uma coisa é certa: nem pensem!: Eu recuso-me a pagar!
(fotos: t.loane @flickr.com e citydodgem @flickr.com)

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Cometeste as ditas cujas infracções?

Se calhar a conta vem tarde porque: (i) tiveram de identificar o carro pela matrícula e (ii) tiveram de ir ao serviço de aluguer saber quem tinha alugado o carro. Com burocracia pelo meio, é capaz de fazer de fazer 8 meses.

04 dezembro, 2007 12:29  
Blogger Graça said...

Assim é que se fala!!!
Eu pensava que o código da estrada era universal!!!
Acho muito bem que não pagues

Bejos

04 dezembro, 2007 13:59  
Blogger papel químico said...

conferiste as datas? as infracções podem ter sido cometidas por outras pessoas que tenham alugado o carro.

04 dezembro, 2007 14:32  
Blogger Vida de Praia said...

Jaime: claro que não cometi as ditas cujas infracções - até porque nem conduzi em Itália ;-D (safa! Não me atrevi, já que a condução italiana é famosa por ser tão má ou pior do que a lusa na sua generalidade). Mas o meu marido também não as cometeu!
Quanto às contas serem tardias: talvez tenhas razão... se bem que estou mais inclinada para a explicação do pé-de-meia...

Mas é que não pago mesmo, benfiquista! Aliás o bilhete do estacionamento comprova a hora a que saímos da área - seria absurdo termos andado às voltas na mesma zona durante um quarto de hora.

Boa pergunta, papel químico: a data é a mesma em ambas as multas, mas com horas de diferença - e foi num dia em que estivémos em Forença. Mas como é que alguma vez cometeríamos duas infracções no mesmo dia, sendo nós super-cuidadosos?!

04 dezembro, 2007 14:57  
Blogger papel químico said...

eu uma vez recebi uma multa em casa por ter passado na portagem da via verde sem identificador duas vezes no mesmo dia, exactamente à mesma hora e nem sequer era um percurso que habitualmente fizesse. escrevi uma carta a dizer que não pagava e pronto. e pronto. mai nada! : )

04 dezembro, 2007 17:30  
Blogger papel químico said...

na portagem da via verde... tu percebes...

04 dezembro, 2007 18:30  
Blogger Maria João Resende said...

Podes ter cometido uma infração sem saberes, do tipo, 'andar naquela zona depois da hora do recolher para estrangeiros'. Pede-lhes para explicar ... e não pagues, claro!

04 dezembro, 2007 19:45  
Blogger Vida de Praia said...

Obrigada pela dica, papel químico; isso é que foi infringir em massa, hein?! :-D (sim, faço uma ligeira ideia do que seja a portagem da via verde... hm... nããã, afinal não faço...)

Pois, deve ter sido isso, optimist. E toca a explorar o turista... mas deixa lá que ontem já lhes escrevi um mail a expôr o ridículo da situação e a pedir que apresentassem provas. Ha! Era só o que faltava!

05 dezembro, 2007 07:19  

Enviar um comentário

<< Home