quarta-feira, novembro 28, 2007

O GPS
A invenção mais genial dos últimos anos é, para quem como eu é totalmente desprovida de sentido de orientação, sem dúvida o GPS. Ainda não sou a feliz detentora de um destes apretrechos indispensáveis, mas cada vez que tenho de ir a qualquer sítio novo de carro é sempre o mesmo suor e ansiedade e pensamentos catastóficos, que será desta que passarei o resto da vida às voltas numa terreola estranha. E vez a pós vez volto a pôr o GPS na minha lista de coisas a comprar urgentemente.
Para além de facilitar as viagens, creio que a versatilidade do GPS lhe ganhou a popularidade que já tem. Ouvi dizer que os novos carros já virão com um sistema de GPS incorporado no sistema, que ao mesmo tempo permitirá localizar imediatamente o veículo no caso de roubo. Já se usa um sistema semelhante para localização de cardumes, que facilita grandemente a pesca. E há dias li que também é possivel aplicar um sistema tipo GPS aos animais de estimação: chama-se DPS (Dog Positioning System) e foi lançado pela firma francesa Num’axes. O sistema está na coleira do animal mostra não só a sua posição exacta como a que distância está do dono e um indicador especial regista se o cão está a ladrar.
Acabaram-se as ilícitas escapadas caninas.

13 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Já em 1987 no filme Jaws IV o belo Carcharodon carcharias usava um aparelho que fazia "bip-bip" quando ele estava por perto. Como podes ver, os tubarões andam 20 anos à frente dos cães. :-)

28 novembro, 2007 11:23  
Blogger Vida de Praia said...

Tu e os tubarões... isso dos “bip-bips“ não era a música horripilante de fundo composta para nos pôr os cabelos em pé? ;-)

28 novembro, 2007 11:57  
Blogger Marta said...

Possivelmente!! :D
Eu adoro o GPS! É que adoro mesmo!! :D

28 novembro, 2007 12:19  
Blogger papel químico said...

Eu não tenho GPS, mas tenho um óptimo sentido de orientação. Geralmente confio no meu instinto e costumo acertar... e, muitas vezes, arranjar lugar à porta! : )
Às vezes também acontece dar umas voltas desnecessárias, mas confesso que adoro andar "perdida" porque descobrem-se caminhos diferentes e comunicações inesperadas entre ruas. É pena é a pontualidade nem sempre resistir a estas incursões... nada é perfeito.

28 novembro, 2007 12:29  
Blogger Graça said...

Ora aí está uma boa invenção!
Se o cãozinho fugir, podemos encontrá-lo facilmente graças ao aparelho.
É uma boa solução, mas será que também tem aquela vozinha irritante que diz para tu virares à esquerda ou à direita!?

Beijos do Graça

28 novembro, 2007 13:51  
Anonymous Anónimo said...

«[...] isso dos “bip-bips“ não era a música horripilante de fundo composta para nos pôr os cabelos em pé? ;-)»

Ó meu deus! Confundir o "bip-bip" com o "dã-dã"!!! Mas tu fizeste um mestrado em quê? Não me digas que escolheste qualquer coisa como Psicologia Clínica em vez de Tubarões na Cultura Pop?! :-)

28 novembro, 2007 23:14  
Blogger Vida de Praia said...

Marta: como te compreendo: eu também vou ADORAR o meu GPS quando o tiver um dia :-) Porque quem não tem o excelente sentido de orientação da papel químico tem de se virar como pode ;-D

Também não tenho a tua sorte nata de arranjar logo lugar à porta, papel químico. E invejo-te a descontracção: andar perdida e estar na boa, tipo em aventura, à descoberta - quem me dera a mim! Preferia essa capacidade à pontualidade :-)

É, não é, benfiquista? Devo-te resposta, porque não sei muito bem como funciona. Sim, mas porque será que nestas coisas a voz é sempre irritante? Como também aquela no comboio que diz “próxima paragem...“. No elevador do meu irmão há uma voz com sotaque claramente do Porto que anuncia os andares :-P

«[...] Ó meu deus! Confundir o “bip-bip“ com o "dã-dã"!!! Mas tu fizeste um mestrado em quê? Não me digas que escolheste qualquer coisa como Psicologia Clínica em vez de Tubarões na Cultura Pop?! :-)»

Perdão pela ignorância inadmissível. Tirei obviamente o mestrado errado... ;-)

29 novembro, 2007 07:23  
Anonymous Anónimo said...

Sou o único a notar que o DPS é quase maior que o cão?

29 novembro, 2007 11:20  
Blogger Vida de Praia said...

Realmente é grandote o aparelho. Ou escolheram um cão demasiado minúsculo. Espero que não fique com dores de pescoço, ’tadinho...

29 novembro, 2007 14:53  
Anonymous Anónimo said...

Vida de Praia, sabes qual é o preço do DPS? Andei à procura na Internet e não encontrei. A minha mãe está a pensar seriamente num para uma das cadelas que quando cheira caça desata a correr que nem uma doida.

30 novembro, 2007 14:11  
Blogger Vida de Praia said...

A sério? Típico de cão! Não é que ganhe comissão, mas clica lá no link da Num’axes no post. Deve lá dizer algures quanto custa...

01 dezembro, 2007 08:54  
Anonymous Anónimo said...

clickei. O site não diz preços. Encomendei o catálogo. Thanks.

01 dezembro, 2007 17:33  
Blogger Vida de Praia said...

welcome. Depois diz se funciona como deve de ser.

01 dezembro, 2007 18:04  

Enviar um comentário

<< Home