quarta-feira, novembro 21, 2007

Talvez a dieta ultimativa
Eu acho as dietas extremamente frustrantes: as primeiras semanas correm excelentemente – uma pessoa está motivada, come as coisas certas e evita as erradas, bebe muita água, até fica com vontade de começar a praticar desporto e subir as escadas em vez de ir de elevador e perde um quilo atrás do outro. Mas a certa altura a agulha da balança deixa de se mover e apesar do esforço e da dieta regrada não acontece absolutamente nada. A perda de peso estagna. E é aí que a desmotivação se começa a instalar e alastrar e dá lugar àquele tipo de raciocínio escasso de nuances: “se não perco mais dez quilos, que se lixe! Passa-me esse pacote de batatas fritas e é já!
Para quem anda tão frustrado com a dieta paralisada quanto eu, talvez tenha boas notícias: li há dias que um grupo de cientistas do Centro de Biotecnologia da State University de Nova Iorque, segundo o New York Times, possivelmente fez uma descoberta revolucionária e extraordinária: que ratos que passaram 15 minutos por dia, 5 vezes por semana, durante 15 semanas numa tábua em que eram tremidos compulsivamente tinham 27% menos de gordura corporal e mais massa óssea do que os ratos que não eram sujeitos a este tratamento (como o da foto). Não se sabe ainda ao certo como explicar este fenómeno: se os tremeliques em si causam a perda de peso. Ou se os ratos ficaram enjoados com tanto tremor e por isso perderam o apetite. Ou se para compensar os tremores imvoluntários e aterrorizados evitar que caíssem da placa para fora tiveram de se mexer mais e por isso usaram mais energia.
De qualquer das formas, por favor arranjem-me uma plataforma vibratória! Imediatamente!

9 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É por isso que em regiões com muita actividade sísmica as pessoas (e os ratos) são mais magras.

21 novembro, 2007 11:42  
Anonymous Anónimo said...

cá existem umas clínicas de ginástica passiva com umas camas móveis que supostamente fazem emagrecer. deve haver algo do género por aí de certeza : )

21 novembro, 2007 11:47  
Blogger Vida de Praia said...

Jaime: tens documentação que comprova que o pessoal dos Açores é mais magro que no continente?

Clínicas de ginástica passiva com umas camas móveis? Soa estranho, mas deve ser o mesmo princípio.

21 novembro, 2007 12:56  
Blogger Marta said...

Se arranjares uma plataforma dessas eu agradecia!!
Gostaria de voltar a caber nas mesmas calças do ano passado e nas botas de cano alto! :D

21 novembro, 2007 12:58  
Blogger Vida de Praia said...

OK - ficas em lista de espera, marta ;-)

21 novembro, 2007 14:08  
Anonymous Anónimo said...

Sim, Vida de Praia, tenho um estudo para suportar as minhas afirmações. Comparei dez açorianos anorécticos com dez continentais clinicamente obesos, e concluí que os sismos dos Açores fazem emagrecer. Não só concluí, como concluí a conclusão de forma conclusivamente concludente, conclusiva e conclusa. Arranjam-se sempre estudos para tudo! :-)

21 novembro, 2007 20:09  
Blogger Vida de Praia said...

Ah... se eu fosse picuinhas - o que não sou, em nada, nem nunca, jamais... ok, talvez só às Segundas-feiras das 15 às 17 horas... e uma vez por outra às Quartas à noite - apontaria para uma ou outra potencial fonte de erro nesse teu estudo, mas enfim... ;-)

21 novembro, 2007 22:02  
Anonymous Anónimo said...

Reles calúnias, Vida de Praia! O meu estudo foi aceite para publicação numa das mais prestigiadas publicações: o blog www.blog.jaimegaspar.com. :-)

21 novembro, 2007 22:50  
Blogger Vida de Praia said...

Sem dúvida uma prestigiada - e, diria mais - internacionalmente conceituada publicação :-D Claro que as más línguas protestariam e alegariam inabilidade por estares no painel científico da mesma, mas enfim... ;-)

22 novembro, 2007 06:58  

Enviar um comentário

<< Home