quarta-feira, janeiro 02, 2008

Desenvolvimento com pedalada
E começamos o novo ano com boas notícias… penso eu…: li há dias que segundo um estudo americano publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Science, o ser humano se está a desenvolver a uma velocidade inigualavelmente turbulenta; que a evolução da nossa espécie acelerou de forma incrível durante os últimos 5.000 anos em que os nossos genes se têm vindo a modificar 100 vezes mais rapidamente que em qualquer outro período da história da Humanidade.
Os cientistas que levaram a cabo este estudo apontam para dois factores essenciais na tentativa de explicar este fenómeno: em primeiro lugar a população mundial tem vindo a crescer e somos mais do que as mães – e quanto maior a quantidade de representantes de uma espécie, tanto maiores são as possibilidades de se darem mutações proveitosas. E para além disso com a população a aumentar, mudam-se os hábitos alimentares, o ambiente em que vivemos e aparecem muitas doenças novas, que determinam mudanças a nível genético. E é engraçado que pelos vistos no desenvolvimento genético também se nota o individualismo que caracteriza a era em que vivemos: o estudo demonstrou que as mudanças genéticas não se aplicam a toda a espécie mas são diferentes dependendo de mil e um factores como os descritos acima.
Que nos estejamos a desenvolver tudo bem; na melhor das hipóteses é bom sinal, mas talvez um pouco arrepiante não saber em que direcção é que nos estamos a desenvolver ou o que esperar do resultado final. Será que daqui a 100 anos uns desenvolveram asas (os mais stressados), outros barbatanas (isto foi em honra do sr. Jaime aficcionado de tudo aquático) e outros se assemelham mais a trogloditas neandertais?…

5 Comments:

Blogger Marta said...

De todo o post retenho a "cena" das barbatanas. Confesso que foi um momento comovente! :D

02 janeiro, 2008 15:03  
Blogger Vida de Praia said...

Comovente em que aspecto? Pela dedicatória? Teve de ser!...:-)

02 janeiro, 2008 15:48  
Blogger papel químico said...

já pude observar muitos casos de involução genética (no género troglodita que referes). será que a evolução do homem fez ricochete?

02 janeiro, 2008 16:55  
Blogger Marta said...

Comovente porque... depois das "guerras" entre tubarões e não tubarões... tu decides fazer uma homenagem ao homem-tubarão cá do sítio! :)
Faz parte das resoluções de ano novo? :D

02 janeiro, 2008 17:08  
Blogger Vida de Praia said...

Papel químico: também conheço (felizmente) raros exemplos desses tais trogloditas, que deveras sugerem que, no caso de alguns, se trata mais de involução do que de evolução propriamente dita ;-D

Pois é, martinha: mesmo sem resoluções de ano novo comecei o ano boazinha :-) E apesar de tudo, tanta dedicação a uma só causa (a do tubarão) merece homenagem :-D

02 janeiro, 2008 18:48  

Enviar um comentário

<< Home