quarta-feira, janeiro 09, 2008

A felicidade é…
Lembram-se daqueles cartõezinhos tipo cromos muito inocentes com dois bonecos, uma rapariga e um rapaz, que começavam sempre com a frase: ”o amor é…” e em que este era definido pelas pequenas coisas? Ora bem, pelos vistos a felicidade também não tem nada a enganar, já que é definida pelas mesmas pequenas coisas. Uma pesquisa britânica levada a cabo por Richard Tunney demonstrou que são as pequenas alegrias, muitas delas gratuitas ou quase, e não o dinheiro, altos carrões e férias de luxo, que trazem felicidade. É verdade: compararam um grupo de pessoas que ganharam no Totoloto com um grupo que não ganhara e concluiram claramente que uma vida feliz advinha de poder passar tempo a descansar e a fazer daquelas pequenas coisas que não custam uma fortuna, como um belo banho quente, nadar, jogar jogos e ter passatempos, independentemente de terem ou não ganho no Totoloto.
Christian Bjørnskov, um cientista dinamarquês no campo da felicidade (deve ser um campo de pesquisa engraçado... enfim, foi só um aparte), não concorda completamente com o resultado deste estudo e afirma que se tratam de fugazes momentos de alegria; e que a felicidade verdadeira e estável advém do ambiente em que vivemos – ambiente no mais abrangente sentido do termo: com quem vivemos e convivemos, o companheiro ou companheira ideal, onde vivemos, se temos confiança nas pessoas que nos rodeiam e em que a polícia cumpre os seus deveres de forma satisfatória e se o emprego é gratificante. Mas nas suas sugestões de como aumentar a felicidade, acaba de certo modo por dar razão ao tal cientista britânico, propondo que se largue e aceite aquilo sobre o qual não se tem controlo e passar mais tempo a dar passeios e a dormir sonecas.
Então afinal?...

10 Comments:

Blogger Carina said...

Hum... interessante. Eu encontro, normalmente a felicidade nas pequenas coisas... mas bem que mais uns euritos no final do mês me deixariam muito mais feliz. por exemplo: podia fazer mais pequenas coisas que me deixam feliz LOL!

09 janeiro, 2008 12:06  
Blogger Vida de Praia said...

Olá, carina :-) Não discordo completamente desse teu ponto de vista, confesso...

09 janeiro, 2008 12:14  
Blogger papel químico said...

sim, tb não discordo... : )

09 janeiro, 2008 13:25  
Blogger Vida de Praia said...

Entre nós três não há portanto idealistas radicais :-D

09 janeiro, 2008 15:08  
Blogger Graça said...

Eu últimamente não encontro a felicidade no meu ambiente portanto acho mesmo que só iria encontrar a felicidade se tropeçasse num maço de notas perdidadas no meio da calçada

ehehehehehe

Beijo

09 janeiro, 2008 18:26  
Blogger Vida de Praia said...

Olha outro!... :-)

09 janeiro, 2008 19:38  
Blogger Marta said...

Eu já sou feliz com pequenas coisas... mas...
Uns dinheiritos no fim do mês far-me-iam mais feliz (não perguntem em que é que os gastaria, porque não iam gostar de saber! :D)

10 janeiro, 2008 15:43  
Blogger Vida de Praia said...

Acho incrível este consenso, pessoal: dinheiritos e felicidade :-P

10 janeiro, 2008 16:15  
Anonymous Anónimo said...

A felicidade encontra-se nas pequenas coisas, nomeadamente num comprimido de Prozac.

10 janeiro, 2008 19:40  
Blogger Vida de Praia said...

Uma proposta original de uma das tais pequenas coisas - e pelo que dizem inteiramente correcta, he he. Obrigada :-)

10 janeiro, 2008 21:51  

Enviar um comentário

<< Home